terça-feira, 25 de dezembro de 2007

A justificação para a ausência do FDS

Um padre de 38 anos de Alijó, distrito de Vila Real, foi sequestrado e espancado quando se deslocava para aquela vila para celebrar a Missa do Galo à meia-noite de segunda-feira, disse fonte da GNR.

Os padres não se sequestram nem se espancam sozinhos não é?

PS: Neste blog não desejamos Feliz Natal a ninguém, porque para além do que está enumerado no 1º post deste blog, somos também um bando de jacobinos.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Uma metáfora dos próximos tempos... (parte 2)

Digam o que disserem, o Metro de Lisboa é um local de sabedoria. Nele aprendemos muita coisa:

-Que um metro tem 100 centimetros, como é visivel naqueles bilhetes extremamente educativos.

-Que o Senhor das Sombrinhas, que foi tão debatido numas certas aulas de Economia não existe. Ou então que se foi embora para outro lado.

-Que há pessoas que acham que o espaço dentro das carruagens é infinito.

-Que não devemos forçar as portas. (regra revogada devido à formação de costume contra legem xD)

E também encontramos lá, por vezes, brilhantes metáforas como esta (cliquem na imagem para a ampliar):





Deixem falar o Paulo Bento!

Marcelo Rebelo de Sousa, Jomi e Bacelar Gouveia foram unânimes:

"Parece-me muito estranha essa decisão." disse Marcelo Rebelo de Sousa

Tenho as maiores reservas de que esta situação seja constitucional porque atenta contra a liberdade de expressão, liberdade de reunião. Parece-me uma punição altamente exagerada”, comentou Bacelar Gouveia

"É manifestamente anticonstitucional e vai contra o disposto no artigo 37.º da constituição. Podem impedi-lo de treinar ou outra actividade do género mas não de falar sobre o que entender”, declarou Jomi

__________________________

E passo a citar o artigo 37º da CRP:

É expressamente proibido fazer calar Paulo Bento, directa ou indirectamente. A tentativa também é punível.

Enfiem aí Oh gajos da Liga!

Fonte: http://www.record.pt/noticia.asp?id=769182&idCanal=24

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Uma metáfora dos próximos tempos...

Desafio alguém a tentar perceber o que significa esta metáfora xD

(não, não é difícil)

As Coisas que Aborrecem

Decidi responder ao desafio do Verbum Pro Verbum de fazer uma lista com as coisas que me irritam. Porque? Porque sim, porque este blog é um blog que aceita desafios e porque como o Benfica perdeu com o Belenenses e o Pt Lyon já desancou (ainda mais) na biblioteca fiquei sem tema para escrever. Portanto cá vai o inicio da lista, que é não taxativa, estilo artigo 38º do Estatuto do TIJ:


Nº5 - Livros com mais de 200 páginas de referências bibliográficas.


Irritam-me. Porque pesam tanto como as outras que eu tenho que carregar às costas, apesar da sua importância ser incomparavelmente menor. Já alguém as utilizou? Já alguém as leu? Pois. Talvez o autor do livro e mesmo assim tenho dúvidas. Revistas jurídicas alemãs de meados do século XX também me parecem chatas de ler. E difíceis de encontrar.

Outra coisa grave relativamente às páginas com as referências, e de que pouca gente se dá conta, é que são um duplicado. Ao longo de todas as páginas de um manual se encontram referências bibliográficas, que todas somadas constituem aquele molho de páginas finais que toda a gente se habituou a desprezar. Um desperdício de papel maior que os panfletos do Professor Karamba.


E por hoje não acrescento nada à lista, pois já é tarde e tenho que tratar do Nº 4:



Nota 1: A imagem está desactualizada mas a temática mantém-se. Parecendo que não, eu não tiro uma foto a um monte de loiça suja todos os dias.

Nota 2: O comunicado que se vê na parede não é da minha autoria, mas a avaliar pelo seu brilhantismo bem que podia ter sido.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Pára tudo!


A Biblioteca da FDL

Apresento-vos a recém-criada árvore de Natal da biblioteca da FDL. Está ai na foto. Descubram onde...

Mas este post não é sobre a árvore de Natal da biblioteca.
Decidi compilar as regras costumeiras da biblioteca, resultado da minha vivência neste espaço:
  • É expressamente proibido levar as nossas constituições (códigos civis & Cia), ainda que não haja uma única constituição actualizada disponível, e apenas uma ou outra constituição anotada minimamente actualizada.
  • É expressamente proibido entrar na biblioteca com qualquer livro que nos pertença, excepto se este for composto de fotocópias e argolas, e violar os direitos de autor. Por outras palavras, se possuírem o original, não o podem levar para a biblioteca. Só aceitam livros piratas.
  • E já que falamos de direitos de autor, têm disponíveis umas 6 ou 7 fotocopiadoras, mas só as podem usar para fotocopiar livros da biblioteca.
  • As mochilas e equiparados não podem entrar na Biblioteca. Para tal, existe à porta um excelente bengaleiro, que ninguém utiliza por nunca haver lá ninguém a trabalhar. A solução passa por um amontoado enorme de mochilas lá num canto da biblioteca, donde de vez em quando é capaz de desaparecer alguma...
A biblioteca da FDL é também muito rica em situações únicas, que não acontecem em mais nenhuma biblioteca do país. Desde um casal de lésbicas a passear de mão dada a dar a volta ao andar de baixo, e que por sinal eram umas moças muito novas e muito esbeltas, que conseguíram fazer com que cada um dos estudantes que lá se encontrava parasse imediatamente o seu estudo, e como que hipnotizado, olhasse para aquela cena desde o momento em que desceram as escadas, continuando a olhar fixamente enquanto davam a volta ao edifício, até que subiram as escadas de novo, saindo de vista, fazendo todos acordar de novo da hipnose e olhando uns para os outros perguntar: "Mas o que raio se passou aqui?! O que é que foi isto?!"
Ou ainda as conversas que se ouvem dos grupos de estudo que não estudam e só falam. No outro dia fiquei (eu e mais um colega) a saber, sobre um grupo de umas 8 raparigas do primeiro ano que estavam na mesa em frente, quantos namorados cada uma tinha tido, quais os seus fetiches, quando tinham perdido a virgindade, histórias calientes que tinham tido com os namorados, posições preferidas, posições desconfortáveis e posições "que doíam", quantas vezes por semana cada namorado e elas coiso e tal, onde, tamanhos... disso mesmo! Enfim... cada uma a tentar ser mais bizarra que a outra... Realidade ou ficção, não digam é que na biblioteca da FDL não se aprende nada!
Uma nota ainda para um espaço especial da biblioteca. A mesa que fica junto à janela mesmo por cima da entrada para a garagem do parque de estacionamento dos professores! Descobri a semana passada que ali também se aprende muito. Aprendem qual o tipo de carro médio dos professores (e olhem que upa upa coiso e tal!). Aprendem que carro têm os vossos professores. Aprendem se eles têm muita ou pouco habilidade com a máquina. (Digamos que Dani até precisa de abrir a porta e sair do carro para passar o cartão magnético pela máquina, para abrir a cancela, quando supostamente bastaria colocar o braço de fora. Já a Martinha fica quase 2 minutos a passar lá o cartão, até finalmente a cancela abrir... I wonder why... xD

UPDATE- Newsflash!
Acaba de chegar à redacção um comunicado da biblioteca da FDL!

Afinal, aquela maquineta à entrada que parecia servir para lá por a mão, tem mesmo uma função útil: Pôr lá a mão!
Para quê? Controlo de Entradas. Eu apoio totalmente esta iniciativa, que apesar de não dever ter saído nada barata, vem pôr termo a uma situação que já estava a tornar-se insuportável: A utilização da biblioteca por pessoas que nada tinham a ver com a FDL! Sim, porque uma biblioteca jurídica parece que não, mas atrai muitos leigos. Era a dona Miquelina da frutaria ao pé da Utopia, era o Sapateiro do Campo Grande, e até me pareceu lá ver o Mantorras uma vez... tudo a entrar sorrateiramente! Será pelos magníficos livros do Digesto?

Pode-se ler no comunicado:
"A Biblioteca está a instalar um sistema de controlo do acesso às suas instalações, baseado em tecnologia biométrica, com a finalidade de melhorar os seus serviços de informação."
Quid Juris?
Eu juris que a tecnologia biométrica é essencial, não vá alguém andar a falsificar cartões de aluno (mas esperem... isso existe?!) ou BI's de alunos, para entrar na biblioteca. Mas esperem lá... "melhorar os seus serviços de informação"?! Quais serviços? Pertence ao SIS? FBI? CIA? Interpol? Sócrates? Quem puxar de um livro sobre o modo como as Nações Unidas deveriam funcionar, ou sobre ética política, entra para uma lista negra, ou coisa parecida?
"Este sistema, mediante a criação de um Ficheiro de Utilizadores, permitirá melhor conhecer os utentes deste serviço, as suas necessidades de informação e a frequência com que utilizam a Biblioteca"
Eu não disse? Eu não disse?! A mim não me enganam! Topei-vos logo!

PS: Ouvi dizer que se pode levar livros protegidos por direitos de autor para a biblioteca, a partir de hoje.

PS2: Não se esqueçam de fazer o vosso registo lá na nova maquineta da biblioteca. o FBI e a CIA estão à espera...

PS3: MRS já nos veio dizer que o novo sistema não vai violar a privacidade de ninguém... e que já é muito usado pela Europa fora (as duas frases não se contradizem?)

PS4: Hoje o bengaleiro estava a funcionar de novo PAHHH! Fantástico!

Só para animar o pessoal...

Se o curso fosse fácil, não tinha piada nenhuma!



Giro, giro é ter tudo em método B, para ser mais um desafio mais aliciante...

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Estupidez do Tamanho de uma Biblioteca

Estamos em plena época de frequências. Resta ainda, para o 2º ano mais uma semana de testes/genocídio. Quem não deixou nenhuma cadeira de 1º ano por fazer, tem esta semana "apenas" frequência de Direito Administrativo na terça e de Direito Internacional Público na sexta. Os que não tiveram a sorte ou o mérito de conseguir fazer tudo provavelmente terão ainda uma frequência adicional (pelo menos). Por ser uma altura de imenso trabalho, a densidade populacional na Biblioteca da FDL disparou o que é perfeitamente normal, uma vez que são poucos os que têm a sorte de ter uma biblioteca jurídica em casa.


O que já não é normal e que aliás, é mais que anormal é estúpido, é que numa altura destas se feche a Biblioteca numa segunda-feira às 16 horas. E porque é que fecharam a Biblioteca? Será que é para meterem outro torniquete tão idiota quanto inútil, igual ao que já lá está? Será que ia haver alguma operação de limpeza de grande envergadura? Não, a Biblioteca fechou porque os funcionários iam para uma Festa de Natal!!


Não sou jacobino ao ponto de ficar chateado por os funcionários fazerem festas de Natal, cá para mim até podiam ter ido comemorar o Ramadão ou o Hannukah ou até podiam ter ido fazer uma orgia, porque no fundo só o que muda é o que se come. O que é inadmissível é que essa festa seja feita em horário de trabalho e que seja feita nesta altura do calendário escolar.


Que mal faria fazerem a festa uma semana e duas horas e meia mais tarde? Faria muito mais sentido porque já haveria menos alunos prejudicados e até porque não se estava a comemorar o Natal 14 dias antes... Quem é que autoriza este tipo de situação? Será que se quisermos fazer uma festa de Natal amanhã no Anfiteatro 1 às 17 horas nos adiam a frequência?

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Expressões idiomáticas revisitadas.


Fugir com o rabo à seringa: Criar um anuncio publicitário relacionado com um tema especialmente polémico num país que, apesar de tudo, ainda é conservador, e retirar essa publicidade 10 dias depois, substituindo por outro anuncio desenxabido e que cai redondamente num lugar-comum.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

"O fundador do BCP (...) , Jardim Gonçalves, deverá apresentar terça-feira o pedido de renúncia"

Vamos colocar em pratos limpos, aquilo que o velho JG vai fazer. JG escolhe um parceiro, Paulo Teixeira Pinto (PTP) escolhe outro. Tanto PTP como JG sentam-se à frente dos respectivos parceiros. Pegam num baralho de cartas, põem de parte os oitos, os noves, os dez e os bobos, contadores de piadas, jokers*, etc. Calha certo naipe como trunfo, e a certa altura do jogo, JG não assiste a jogada, mesmo tendo uma carta do naipe ao que a jogada foi puxada. E cá está, Jardim Gonçalves -> renúncia!

Era bom que as coisas sérias fossem assim tão simples...


*porque raio as pessoas dizem "jóquer" quando "joker" é uma pessoa que faz "jokes" (piadas, em inglês)? Devia ser "jouquer".

O Melhor Partido de Sempre

Há uns postes atrás o FDS fez menção ao partido mais representativo entre as 4 pessoas que o compõem, o 4POUS. Fiquei curioso e fui ao Centro de Saber Universal, que é como quem diz à wikipédia informar-me sobre esse aborto partidário e deparei-me com um outro partido que é claramente superior ao 4POUS, trata-se do Partido da Solidariedade Nacional.

(Nota: Não se trata da bandeira de um país da América Central, é mesmo o símbolo do PSN)


Ora o que tem este Partido que o distingue dos outros e o transforma, aqui neste blog, alvo de galhofa? É mais o que não tem. Mas essa é a ultima parte da história, que para ser percebida tem que ser contada do inicio:

O ano é 1990 e um pouco por todo o mundo verificam-se acontecimentos da maior importância. Na Alemanha dá-se a reunificação do país, na África do Sul, Nelson Mandela é eleito e acaba com o apartheid. Em Portugal, um tal de Manuel Sérgio cria o Partido da Solidariedade Nacional que tinha como principal objectivo tornar-se o grande defensor dos direitos dos cidadãos aposentados.


Apesar de ser carinhosamente tratado por "Partido dos Reformados" acabou por conseguir eleger um deputado para a Assembleia nas eleições legislativas de 1991. Nas eleições seguintes ficaram fora da AR e nas ultimas em que participaram em 2002, tiveram 7 votos a nivel nacional. O que é estranho para alguém que tem uma estrutura partidária destas:


Em 2006 o PSN seria extinto. "Plim", como diria o Professor Pedro Múrias.

Possíveis conclusões do Post:

a) Isto é estúpido.

b) Fazer um Partido direccionado para a terceira idade é uma opção arriscada pois corre-se o risco da base de apoio morrer antes do acto eleitoral, em vez de se fazerem "comícios" fazem-se "compromidicios" (o que fica mais caro) e porque há ainda o perigo de à boca das urnas os apoiantes se esquecerem em que Partido devem votar.

c) Um Partido para defender os direitos dos reformados é inútil, porque como é visível nos transportes públicos, nos supermercados ou em qualquer outro sitio que envolva a troca de dinheiro por um bem ou por um serviço os velhotes são os mais acérrimos defensores dos direitos que têm e até dos que não têm, sendo que esta ultima categoria engloba todo o largo leque de actos que vão desde a procura constante de uma forma de passar à frente numa fila até ao andar em contra mão na estrada.

d) Mais vale ir estudar Obrigações.

O Requerimento da Semana IV


A pergunta foi simples: Sim ou Não?

A Venezuela respondeu não!



Não é difícil de perceber que Chávez é das figuras mais queridas do nosso blog, também um "mal-amado" do panorama internacional, e sofre agora uma derrota em casa... apesar da abstenção de 44% e da vitória apertadinha, os eleitores da Venezuela demonstraram a Chávez que o requerimento é idiota, sendo assim merecedores do Requerimento Da Semana! Parabéns venezuelanos, seguramente mais merecedores de um RDS do que Filipe Soares Franco!

domingo, 2 de dezembro de 2007

Reforma Constitucional na Venezuela.

Apenas passei uma vista de olhos muito na diagonal, mas deparei-me com uns artigos interessantes:

Artículo 87. Toda persona tiene derecho al trabajo y el deber de trabajar.

Toda a gente tem direito ao dever de trabalhar xD
O espanhol também é manhoso :P

Atículo 109. (...) La ley garantizará el voto paritario de los y las estudiantes, los profesores y las profesoras, trabajadores y trabajadoras para elegir las autoridades universitarias; consagrará el derecho al sufragio a todos los y las docentes que hayan ingresado por concurso de oposición, desde la categoría de instructor o instructora hasta titular y establecerá las normas para que las elecciones universitarias se decidan en una sola vuelta.

Nisto vão estar mais avançados que nós^^

xD