terça-feira, 29 de abril de 2008

Esclarecimento da AAFDL sobre o esclarecimento da Secretaria que esclarecia o que a AAFDL tinha esclarecido no seu site.

Parece que esta telenovela mexicana ainda não acabou.

À meia-noite e quinze minutos de hoje (29 de Abril de 2008) recebi um e-mail da AAFDL que passo a transpor:

Comunicado

A informação que a AAFDL prestou aos alunos na passada quinta-feira resultou daquilo que ficou acordado em reuniões com o Presidente do Conselho Directivo. O facto de haver um feriado à porta e de o anterior período para inscrições nas frequências / exames terminar naquele dia levou a Direcção da AAFDL, em consonância com o Presidente do Conselho Directivo, a publicar um esclarecimento relativo às disposições transitórias para as épocas de Junho e Julho.

No entanto, ao verificar a aplicabilidade da regra constante do número 1 desse esclarecimento aos casos concretos e a injustiça que criaria o impacto desta para a Avaliação Contínua, o Conselho Directivo decidiu, no esclarecimento da Secretaria e com o conhecimento da Direcção da AAFDL, suprimir esta regra.

Por conseguinte, entre primeira versão do esclarecimento da AAFDL e o esclarecimento da Secretaria existia uma divergência, agora corrigida.

Disposições Transitórias para as Épocas de Junho e Julho/08

Aplicável a todos os anos

Inscrição em Método A – Prova de Frequência

1. O aluno que não obteve classificação final na avaliação contínua (porque inferior a 10 v.), é admitido à prova oral em método B se tiver 7 v. ou mais na prova de frequência, mesmo que tenha obtido classificação de 12 v. na prova de frequência.

2. O aluno que obteve classificação final na avaliação contínua de 10 ou 11 v. é admitido ao exame oral em método A, desde que a nota da prova de frequência seja superior a 7 v. e mesmo que tenha obtido classificação de 12 v. na prova de frequência.

3. O aluno que obteve classificação final na avaliação contínua de 12 v. está dispensado do exame oral.

Inscrição em Método B – Exame Escrito

1. O aluno que tiver obtido 12 v. no exame escrito está dispensado da prova oral.

2. O aluno que tiver obtido entre 7 v. e 11 v. no exame escrito é admitido à prova oral.

Os alunos podem efectuar ou alterar a sua inscrição nas frequências / exames até 29 de Abril.

Nós bem avisámos que isto ainda não tinha acabado! Os exames/frequências começam hoje. Será que ainda vão mudar mais alguma coisa?
Não que tenham mudado algo em concreto...
Bastava que cada um de nós tivesse perdido duas horas a ler o regulamento, o comunicado da AAFDL, o esclarecimento da secretaria, e apercebendo-se das disparidades, ter o bom senso (?) de ir pelo que a secretaria dizia, e ignorar o que dizia a AAFDL... Nada de mais, portanto.

Mas uma coisa vos digo, a FDL prepara realmente os seus alunos para lidar com os problemas e confusões com as leis. Da pior maneira, mas prepara...

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Opiniões sobre o regulamento de avaliação

Prof. Charneca sobre o regulamento: "É 10€, que faço um descontinho p´ra menina"

AAFDL sobre o regulamento: "a AAFDL vai ajudar todos os alunos nesta fase, e estamos a proceder a um esclarecimento geral dos alunos."

Secretaria sobre o regulamento: "Já enviámos um e-mail de esclarecimento que vem esclarecer o esclarecimento dado pela AAFDL"

Biblioteca da FDL sobre o regulamento: "Não tem manápulas, não entra"

Sala Universia sobre o regulamento: "Sala fechada, porque sim"

Menezes Cordeiro sobre o regulamento "Não concordo com nenhum dos esclarecimentos. Procedi ontem à noite a um extensivo estudo e proponho antes uma doutrina completamente inovadora (...)"

Menezes Leitão sobre o regulamento: "A razão está com Menezes Cordeiro"

Marcelo Rebelo de Sousa sobre o regulamento: "Já disse que não me planeio candidatar..."

Marchante sobre o regulamento: "Aproveitem e passem já para método B..."

Dona Fernanda sobre o regulamento: "Vai querer café?"

Jorge Miranda sobre o regulamento: "Desde que tenha mais artigos que todos os outros..."

Fausto Quadros sobre o regulamento: "Desde que tenha apenas meia dúzia de artigos, só para irritar o Prof. Jorge Miranda..."

Aluno da FDL sobre o regulamento: "Qual regulamento??"

Ricardo Araújo Pereira sobre o regulamento: "O regulamento!"

Papa sobre o regulamento: "Habemus regulamentum??"

Aluno da FDL pergunta um colega sobre o regulamento: "Qual regulamento?"

Ricardo Araújo Pereira sobre o regulamento: "O regulamento!"

Manifestante do 25 de Abril sobre o regulamento: "25 de Abril sempre!! (desde que continue a ser feriado)"

Manifestante II do 25 de Abril sobre o regulamento: "XISMO NUNCA MAIS!"

Professores sobre o regulamento: "É uma vergonha a forma como está a ser avaliado"

Mourinho sobre o regulamento: "Eu sou o maior... O regulamento é pequenino, fraquinho..."

Cavaco Silva sobre o regulamento: "Estou chocado com a ignorância dos jovens sobre o regulamento."

Sócrates sobre o regulamento: "É mais um candidato lá pró PSD? Eh eh eh"

Mário Lino sobre o regulamento: "Um regulamento destes... jamais!"

Mário Lino sobre o regulamento, depois deste alterado: "Eu jamais disse jamais..."

Alberto João Jardim sobre o regulamento: "Olhe, eu quero é que o regulamento se &*%#"

Os Verdes sobre o regulamento: "É uma vergonha a maneira como as pessoas tratam os regulamentos"

Luis Filipe Vieira sobre os regulamentos: "Alguém anda a tentar lixar o regulamento, mas eu vou lutar contra isso!"

Pinto da Costa sobre o regulamento: "O que quer que essa menina tenha contado, é tudo mentira"

Carolina Salgado sobre o regulamento: "Contarei tudo o que sei no «Eu, Carolina II»"

Paulo Bento sobre o regulamento: "Aaaaaaahh... Aaaaah o regulamento... Aaaaaahh"

Chalana sobre o regulamento: "TIREM-ME DAQUI!!!"


Persona sobre o regulamento: "LOL"

E foi a reportagem possível...

E porque hoje é 25 de Abril...

Vamos postar aquele que é talvez o maior tesourinho deprimente dos anos do PREC que se encontra disponível no youtube. Num dia em que tanto se falou da relação entre os Jovens e a Politica, talvez fosse interessante reflectir sobre porque motivo situações como a retratada neste filme não sejam mencionadas nos livros de História.



Best Quotes:

- "Daqui a nada também o que eu visto e o que eu calço é da Comprativa!"

- "E quando cá chegares ela é tua, é a tua ferramenta e por conseguinte respeita-la e tens que a tratar como deve ser!"

Informação e Contra Informação

Era uma vez uma Faculdade de Direito na Cidade Universitária, que devido ao Processo de Bolonha (que não está aqui em discussão), necessitou de arranjar um novo Regulamento de Avaliação. Esse Regulamento tinha algumas falhas graves, como a extraordinária regra de que eram necessários 15 minutos de participação oral para assegurar nota de avaliação continua, sofreu inúmeras mutações genéticas, foi fortemente contestado pela AAFDL e na altura da verdade, a época de exames, foi por várias vezes ignorado (ainda se lembram do que foi preciso esperar até que todas as notas de Obrigações vissem a luz do dia?). Foi com naturalidade que surgiu a hipótese de elaboração de um outro Regulamento para o 2º Semestre.

O Novíssimo Regulamento de Avaliação da FDL surgiu há cerca de um mês e a primeira impressão que causou foi de apreensão: de 3 "grandes" momentos avaliativos (Teste, Exame Escrito, Prova Oral) passámos a apenas 2: Frequência Escrita e Prova Oral. De acordo com o Novíssimo Regulamento e com o Caderno Pedagógico da AAFDL, o esquema de avaliação seria o seguinte :

Método A


(Clicar na imagem para ampliar)

Método B

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
(Clicar na imagem para ampliar)

Ou seja, uma vez que "o Método B assenta na realização de dois exames finais, sendo um a frequência e outro a prova oral" e é necessário ter pelo menos 8 para aceder à prova oral, num único momento avaliativo podemos chumbar nos dois Métodos de Avaliação. Muito giro.

Aparentemente as regras da Época de Exames estavam definidas, mas numa reviravolta clássica, como de resto começa a ser habitual na FDL, começaram esta semana a ser divulgadas informações que adicionavam disposições transitórias alterando assim o modo como estava previsto desenrolar-se o período de exames. Tivemos no espaço de 24 horas alterações e alterações às alterações das regras de avaliação.

Observe-se a vermelho a newsletter da AAFDL de 23 de Abril e a negrito o mail da Secretaria de 24 de Abril que vinha com o sugestivo titulo "Perguntas Frequentes". Descubram as diferenças:

"1. O aluno que não obteve classificação final na avaliação contínua(porque inferior a 10 v.) e tiver obtido 12 ou mais v. na(s) frequência(s)/exame final dispensa da prova oral."

"Se a nota da frequência for igual ou superior a 12, não tendo nota de avaliação contínua, o aluno não dispensa, e vai à oral com a nota da prova escrita que vale 30% e a da oral 70%, excepto se a nota da oral for superior, valendo esta."

"4. Os alunos que pretendem fazer a época de exames em método B, devem inscrever-se aquando da inscrição para as frequências até 28 de Abril."

"Os alunos podem inscrever-se até dia 29 de Abril inclusive ou alterar a inscrição previamente feita. Os alunos que tenham a frequência/exame até essa data (29 de Abril inclusive) e não tenham possibilidade de alterar a inscrição, podem fazê-lo, excepcionalmente, até ao início da realização da prova, junto do docente vigilante."

Parece que estamos perante um pequeno problema de comunicação... Mas vendo o lado positivo, pelo menos na nota mínima de acesso à oral estão de acordo, passa a ser 0 7 em vez do famigerado 8. Mas calma! Os Exames/Frequências/Outra Designação Que Nos Possa Ocorrer Até Lá são só para a semana, ainda há tempo para fazer montes de alterações!

É digno da "melhor Faculdade de Direito do País" estar-se a poucos dias de uma época de exames e ninguém saber ao certo as regras? Apesar de tudo não concordo com o PT Lyon, que chama a tudo isto uma palhaçada. É que os Palhaços ainda têm alguma piada.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

ESCLARECIMENTO DA DIVISÂO ACADÈMICA

II – CADEIRAS SEMESTRAIS (1º A 5º ANOS)

1. O exame escrito final é realizado na mesma data que a frequência e tem o
mesmo enunciado?
O exame escrito final é realizado na mesma data e hora da frequência, entre o dia 28 de Abril e 16 de Maio de 2008 (época normal) e entre 16 e 23 de Maio de 2008 (época de
coincidências). Não há exames finais escritos em Junho.
O enunciado não é o mesmo, pois a frequência incide sobre a matéria leccionada, e o
exame escrito final incide sobre toda a matéria do programa (excepto determinação em
contrário do regente da cadeira).

2. Quais as opções que os alunos têm?
Os alunos (estejam inicialmente inscritos no Método A ou no Método B), podem optar
até à data da inscrição para a frequência/exame que está a decorrer e termina no dia 29
de Abril:

a) ou optam pelo Método A e realizam frequência, sujeitando-se a avaliação
contínua (sendo que a frequência incide sobre a matéria leccionada)
Neste caso, tendo nota igual ou superior a 12 de avaliação contínua, o aluno
dispensa.
Se tiver nota de 11 ou 10 de avaliação contínua, o aluno irá a oral, sendo que a
nota de avaliação contínua vale 50% e a da oral 50%, excepto se a nota da oral
for superior, valendo esta.
Não tendo nota de avaliação contínua, e se a nota da frequência for igual ou
superior a 7, o aluno vai a oral, sendo que a nota da prova escrita vale 30% e a
da oral 70%, excepto se a nota da oral for superior, valendo esta.
Se a nota da frequência for igual ou superior a 12, não tendo nota de avaliação
contínua, o aluno não dispensa, e vai à oral com a nota da prova escrita que vale
30% e a da oral 70%, excepto se a nota da oral for superior, valendo esta.

b) ou optam pelo Método B e realizam exame escrito final (com toda a matéria
do programa excepto determinação em contrário do regente da cadeira)
Se tiver nota igual ou superior a 12 de exame escrito final, o aluno dispensa, da
prova oral.
Se tiver nota igual ou superior a 7 no exame escrito final e inferior a 12, o aluno
irá a oral, sendo que a nota de exame escrito final vale 30% e a da oral 70%,
excepto se a nota da oral for superior, valendo esta.
Se tiver nota inferior a 7 no exame escrito final, o aluno reprova, só podendo
fazer a cadeira em época de recurso.

NOTA: Os alunos podem inscrever-se até dia 29 de Abril inclusive ou alterar a
inscrição previamente feita. Os alunos que tenham a frequência/exame até essa
data (29 de Abril inclusive) e não tenham possibilidade de alterar a inscrição,
podem fazê-lo, excepcionalmente, até ao início da realização da prova, junto do
docente vigilante.

Lisboa, 24 de Abril de 2008

______________


Só queria dizer...




QUE PALHAÇADA!

Desculpem mas não há qualquer tipo de incentivo para críticas construtivas. Isto é simplesmente ridículo... uma palhaçada!

PS: Estejam atentos, que até ao dia do vosso exame, as normas poderão sofrer mais algumas alterações. E se calhar quando o estiverem a fazer, entra na sala um funcionário a dizer que afinal isto e aquilo, por deliberação daquele, coiso e tal!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Direito de Resposta

Aqui fica a resposta à Persona:

Pagaste os direitos da imagem ao Cão Azul? E por falar em sites de vendas de camisolas, podiam lançar uma destas... xD



terça-feira, 15 de abril de 2008

Idos de Abril

Devido ao período negro de frequências que se avizinha (ah...vai ser tão bom... 1 dia de intervalo entre o exame de Direito das Obrigações e de Direito da União Europeia...), o tempo para actualizar escasseia.

Contudo, não podemos aqui no Requerimento deixar passar em branco o mês em que estamos, o mês de Abril, que para além de ser o mês onde se comemora a liberdade e a democracia (para desgosto de muitos "camaradas"), é também o mês onde nos recordamos da luta, das ocupações, dos anarquistas, da cooperativa, dos comunistas, dos parvos, do kirikiri, da reacção, do Companheiro Vasco, das nacionalizações, da cooperativa, do Álvaro Cunhal, da reforma agrária e de muitos outros momentos deprimentes que infelizmente hoje são pouco recordados, o que é pena porque resultariam num bom case study de alucinação colectiva.

Vamos por isso passar ao longo do mês o que de melhor se encontra pela net (que é como quem diz pelo YouTube) relativamente ao mítico período do PREC, o Processo Revolucionário Em Curso. Fiquem com o 1º vídeo:

Citação Chave(z) do Video: "...as entrevistas dadas por estas pessoas, fáxistas, são muito duvidosas..."

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Um novo conceito desportivo

Todos conhecemos estádios de futebol. Com mais ou menos lotação, com melhores ou piores condições, com campos maiores ou menores, relvados ou pelados, com ou sem a irritante pista de atletismo. Exemplo de um estádio:

O Celtic Park. Por motivos óbvios, um certo e determinado Estádio, onde uma certa e determinada equipa perdeu hoje por 3-0, não será aqui referido.

Também conhecemos, ou pelo menos ouvimos falar, dos cinemas ao ar livre, os "Drive-In", muito populares nos EUA. Neste tipo de cinemas, os espectadores estacionam o carro em frente a uma tela gigante onde o filme é projectado e ficam confortavelmente dentro dos seus veículos a assistir ao espectáculo. Exemplo de um "Drive-In":



O que já nem todos conhecem, é um conceito desportivo revolucionário made in Estremoz: "O Estádio Drive-In":

Como se vê pela imagem, o espectador entra com o carro no recinto, estaciona de frente para o relvado, observa o jogo a partir do conforto do automóvel e se tiver sorte, pode acompanhar o relato pela rádio (a menos que a antena apenas consiga captar a Rádio Despertar Voz de Estremoz, nesse caso não acompanha de certeza).

Pergunta o leitor que desconheça o Estádio Municipal: "Mas porque motivo não vão para a bancada?" A resposta é muita simples: a bancada está sempre vazia porque foi construída contra o Sol, o que é inconveniente uma vez que os jogos costumam ser lá para as 3 da tarde.

Para além disso, a bancada ainda tem uma desvantagem adicional: está muito longe do pelado, devido à pista de corta-mato (pensem nisso), conceito também bastante revolucionário.

Quando é que o Mundo irá pôr os olhos em Estremoz e aprender?

Private Joke

De 54 até agora, 54 vão.
Não sei se agradeça ao Nelson
Ou ao Luisão...
Provavelmente ao Quim,
Se não, isto não ficava assim.

Foram 3, mas podiam ter sido mais
A entrada grátis pra menores,
Fez assim na Catedral, a estreia
Dos putos sem os pais.

Viva Coimbra, viva Lisboa,
Viva o estudo, viva todo o estudante!
Mas perder com a Académica
É sempre degradante

O Maria Amélia é que
provou que é um bom avançado:
Corrigiu a posição do adversário,
Que lhe permitiu um cabeceamento bem executado

E não há Judiciária,
Nem Ministro do Desporto
Nem Papa que vos valha.
[(o)Roma não quer nada convosco]

Mostraram-se lenços brancos,
Dirigidos ao Chalana, coitado.
Como se mais cedo ou mais tarde,
Não esperassem todos este resultado...

Ontem andavam todos contentes
Como se fossem escoceses
Agora andam todos de queixo caído
Ai, como o futebol é fo... coiso

PS's:
-Isto não é para picar ninguém... é mesmo para chatear à séria. (Pimba! 3 a czshero.)
-o LFV não foi referido por falta de tempo/paciência para mais.
-No final da época faço um pro SCP... xD

terça-feira, 8 de abril de 2008

"Os Lobos" deviam transportar a tocha olímpica

Não pelo seu recente desempenho no Mundial de Rugby, que foi muito muito positivo, mas não teve nada que ver com as olimpíadas.
Trata-se de uma simples tarefa que os Lobos conseguiriam desempenhar muito melhor do que a polícia: proteger a tocha olímpica que anda a percorrer o mundo.



É que as últimas notícias que nos chegam sobre os protestos anti-China, pró-Tibete, whatever... e as tentativas de apagar a tocha, são muito parecidos a um jogo de rugby.
Senão vejamos:

-duas placagens de um rigor técnico muito elevado



-placagem de frente, aqui muito bem executada pelo polícia, e mais outra de lado



e mais uns exemplos:


Se fossem os Lobos, de certeza que ninguém tinha apagado a chama... xD

segunda-feira, 7 de abril de 2008

No Shit?!

Está bem que o DESTAK é um jornal gratuito e que na maior parte das vezes a sua qualidade é igual àquilo que pagamos para o obter. Mas mesmo quando pensava que este pasquim já não me iria surpreender deparo-me com esta noticia de capa que impressiona pelo seu brilhantismo:


Brilhante. É preciso entrevistar um "especialista do Instituto Ricardo Jorge" para chegar a esta conclusão. Sou capaz de prever que caso haja uma nova Idade do Gelo o número de mortes provocadas pelo calor vai diminuir, mas o número de vitimas do frio irá aumentar. Mas não me entrevistem.


quinta-feira, 3 de abril de 2008

Uma pequena sugestão para uma futura reforma no ensino:

E porque não acabar com as aulas de EMRC ou de EMRV?


Este assunto baralha-me particularmente. Faz-me alguma confusão porque motivo há aulas de disciplinas confessionais em escolas públicas. Não é laico o Ensino Público? Não é laico o Estado? Ou o laicismo só se aplica naquele espaço por cima do quadro onde estava o crucifixo, ignorando o resto da sala? Cada coisa no seu lugar; doutrinação religiosa no templo ou em casa, mas nunca num espaço público.

Podem argumentar que é uma disciplina optativa. Isso não só não torna a sua inclusão no Ensino Público mais correcta, como não corresponde à verdade, para que alguma coisa seja optativa tem que haver mais que uma opção e aqui não é o caso. Quantos pais, sobretudo no 1º e no 2º ciclo, não inscrevem os filhos nestas aulas só para "que não andem por aí"?

Mais, já pensaram nos problemas que esta situação pode provocar? Na Alemanha, um tribunal decidiu a favor de um grupo islâmico que protestava contra a impossibilidade de os seus filhos frequentarem aulas da sua confissão na escola pública. Provavelmente se tentassem o mesmo cá em Portugal também conseguiriam, porque a recusa seria considerada uma "discriminação" e "politicamente incorrecta", que são das palavras que hoje em dia mais assustam. Numa altura em que os fundamentalismos religiosos levam a coisas inimagináveis por toda a Europa não seria de grande importância fazer da Escola um sitio laico e imparcial?

Já agora, um pequeno excerto de uma aula minha de EMRC do 6º ano:


Professora: "Alguém faz alguma ideia de como nasceu o mundo e o universo?"

Miguel Pereira com menos de metade do tamanho e mais do dobro da inocência e ingenuidade: "Foi por causa do Big Bang. Houve uma grande mistura de gases e por causa disso houve uma explosão que criou os planetas."

Professora: ...ignora...

Individuo extremamente burro que por motivos de confidencialidade será tratado por João C. ou então J. Cóias: "Foi Deus que lançou uma sementinha...."

Professora: "Sim, muito bem."

Miguel Pereira: "kuifyjdhtchvhjfjyfhmcg,hjfghcvng,"



(clicar para ampliar)

Dúvidas no Intervalo II :

Será que a AAFDL não conseguia arranjar uma data pior para marcar uma reunião de delegados que as 18:00 de uma sexta-feira?

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Jesus - O tiro no pé.

10 dias depois da Páscoa, sinto que está na hora de por o dedo na ferida, e indignar-me contra a decisão de Jesus e Deus Nosso Senhor de ressuscitar o rei dos nazarenos a um domingo! Mania das pressas é o que é! Tem a lata de dizer que se sacrifica por todos, e depois ressuscita a um domingo, sabendo bem que das piores coisas que existem é feriados ao fim-de-semana... isto é gozar com a cara das pessoas. Tinha assim tanta pressa para ressuscitar, que não podia esperar um dia? É que a malta tá-se cagando para que alguém expie os pecados dos outros, quer é fins-de-semana prolongados! Ora, sexta-feira santa, tudo bem, mas dia de Páscoa ao domingo? É dia de F1 ainda por cima. Se Jesus tivesse pensado bem, "pronts, eu agora espera mais um bocadinho, depois ressuscito na segunda para a malta daqui a muitos anos ter um fim-de-semana prolongado de 4 dias, o que lhes ia fazer muito, ia permitir que os fieis descansassem, fossem viajar, visitar os parentes, etc. e tal.", mas não, é domingo e é se queres!

Jesus, assim não dá!


Alguns posts abaixo, falou-se da possibilidade de Jesus tornar-se no treinador do S.L.Benfica, mas as negociações foram por água abaixo. Ao que parece, Jesus não gostou do facto de o Benfica ter demolido uma catedral para construir um estádio por pintar à 4 ou 5 anos... Segue-se nas negociações o nº2 da lista de possíveis treinadores, o gato Doraemon.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Benfica à procura da Vitória



Benfiquistas, a hora é grave! Temos que nos unir e partir imediatamente para a Segunda Circular para encontrar a Vitória, sendo de vital importância encontrá-la antes dos tripas e dos lagartos!

Neste preciso momento, a Juveleo e a Retorcida Verde com os seus 4 membros constituintes já organizaram uma milícia com o objectivo de descobrir e linchar a pobre águia, estando munidos apenas de redes para apanhar borboletas (devido à politica de rigor financeiro que impera em Alvalade) e do guarda-redes Stojkovic, não se sabe bem para que, mas talvez não seja má ideia porque nunca se sabe quando é que o melhor guarda redes da Europa pode dar jeito.

Também Pinto da Costa já se movimentou e colocou a prémio o bico da águia oferecendo como recompensa um cachecol, um relógio Brólex, bilhetes vitalícios, um jantar de bifanas, o bilhete de identidade do Leandro Lima e ainda a totalidade do passe do Areias a quem lhe levar as penas da Vitória.

Aguardamos desenvolvimentos a qualquer instante...