segunda-feira, 25 de agosto de 2008

As Ausências e os Jogos Online

É extraordinária a quantidade, bem como o calibre das mensagens que nos surgem na caixa de email quando por impossibilidade (ou no desinteresse, no meu caso) estamos algum tempo sem a abrir. Veja-se esta sequência particularmente animadora:

"De: Celsius Online

Assunto: [Reinos da Renascença]

Como estás, Miguel Pereira?

Hey Miguel Pereira, que se passa? Estás maluco?

Se não comeres, morrerás amanhã de fome, o que seria muito triste! : ( "




"De: Celsius Online

Assunto: [Reinos da Renascença]

Como estás, Miguel Pereira?

Hey Miguel Pereira, que se passa? Estás maluco?

Se não comeres mais, irás morrer amanhã! : (

O teu personagem precisa de comida, não o podes deixar a morrer de fome!
Para comer, visita uma taverna e toma uma refeição, ou então compra no mercado um naco de pão ou dois sacos de milho.

As nossas sinceras condolências."




"De: Celsius Online

Assunto: [Reinos da Renascença]

Como estás, Miguel Pereira?

Hey Miguel Pereira, que se passa? Estás maluco?

Estás morto! : (

Podes voltar à vida conectando-te no site dos Reinos da Renascença e clicando no botão: "Ressuscitar".
(este Deus é tão poderoso!)

As nossas sinceras condolências."


domingo, 24 de agosto de 2008

Propaganda da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal Anotada - tomo II

"Uma sociedade justa não pode admitir actos eticamente reprováveis (mesmo que se sustem na tradição), cujas vítimas directas são milhares de animais."

Será o touro uma vítima? Quanto muito será vítima de nascer touro e de não servir para mais nada a não ser as touradas.

Caso não existissem touradas qual seria o destino do touro? Essa é a resposta a que infelizmente a LPDA e afins não dão resposta. O touro não serve para comer (ao contrário do que muita gente pensa), não dá leite, não pode ser usado como meio de transporte, é mau companheiro de sueca, é bastante agressivo e acima de tudo tem custos de criação bastante elevados, pelo que o fim das touradas levaria forçosamente ao fim do touro.

Objectivo estranho, para uma associação que pretende defender os animais.

sábado, 23 de agosto de 2008

Propaganda da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal Anotada - tomo I

(Propaganda na íntegra aqui)

Ora isto começa assim:

"Cultura é tudo aquilo que contribui para tornar a humanidade mais sensível, mais inteligente e civilizada. A violência, o sangue, a crueldade, tudo o que humilha e desrespeita a vida jamais poderá ser considerado "arte" ou "cultura"."

Errado. Cultura é o conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materias, caracteristicos de uma sociedade ou civilização. Ora estando a tourada profundamente enraizada na tradição (que é um padrão de comportamento, bem como um valor moral) dos povos peninsulares desde há séculos não se percebe como não pode ser considerada cultura.

Levando às ultimas consequências o argumento da LPDA de que a "violência" não pode ser considerado "arte" ou "cultura" então gostaria de saber o que pensam em relação a isto:



Nota : Não é ketchup, aquilo que está a sair debaixo do senhor, que já agora, não está a dormir.

Há ali sangue, violência e brutalidade de uma forma bastante mais grave, visto que as vitimas são seres humanos. Será que não é arte? Será que Goya não deveria ter pintado este quadro? Obviamente que deveria pois não estamos perante uma demonstração gratuita de violência, esta obra pretende passar uma mensagem relativa ao modo paradoxal como a nobreza e a malvadez habitam dentro de cada ser humano.

E nas touradas, não haverá também uma mensagem sempre presente? Ou os críticos são redutores ao ponto de acharem que é só espetar uns ferros no touro porque é giro e tal? Por baixo de toda a carga de tradição secular há sempre uma mensagem presente: a vitória da técnica e da "habilidade" humana sobre a força bruta da Natureza.

A Cultura é uma criação Humana e como tal reflecte a mente e o espírito humano. Ora se este espírito tem caminhado de mãos dadas com a morte e a barbárie ao longo dos milénios que tem durado a sua evolução, como esperar que estas não estejam presentes em várias manifestações culturais?

E que mundo bonito seria este, se a "morte, o sangue, a violência e a barbárie" apenas ocorresse numa arena e com animais...

Próximo passo: miniaturas para frigorifico

Hubble encontra "Monstro Magnético".

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Kafka e a Secretaria da FDL

Alguém devia ter aldrabado Miguel K., pois certa tarde sem que tivesse feito qualquer mal, viu um recurso para subida de nota que ajudara a fazer, recusado.

Intrigado, K. dirige-se à Secretaria, onde uma Funcionária lhe faculta o recurso acabado de ser escrito pela pena do Professor. "Não percebo nada do que aqui está escrito, esta letra faz a minha parecer bonita!", diz Miguel K., à impaciente subalterna, que diligentemente lhe traduz os hieroglifos do Professor para: "a prova está muito má, a nota foi atribuida de acordo com a Grelha de Correcção e mantém-se".

"Mas qual Grelha de Correcção? Aquela em que era suposto fundamentar o Recurso mas que não está disponível em lado nenhum?", pergunta K. perante o olhar de dúvida da Funcionária e o bocejo fulminante dos restantes acusados que se amontoavam na Secretaria, certamente à espera de saberem o resultado dos respectivos Processos.

Após consulta demorada ao Site, a Funcionária comprovou as palavras de Miguel K.: "De facto, a Grelha de Correcção não está disponivel. O Professor certamente esqueceu-se, vá falar com ele", ao que acrescentou com o mesmo ar pesaroso de uma mãe que vê o filho partir para a guerra "mas fale com cuidado".

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A marcha

Eu não tenho nada contra uma futura entrada nos Jogos Olímpicos de desportos como Xadrez ou Dardos.

Afinal, os Dardos não seriam nada de mais. Se já existem atletas olímpicos que atiram setas com um arco, porque negamos o estatuto olímpico a quem faz exactamente o mesmo, mas sem auxilio do arco? Usar as mãos tem muito mais mérito!

E há que ter em conta no Xadrez, o treino intensivo que seria necessário para chegar ao topo. Pelo menos 10 anos a treinar 5 horas por dia com o rabo sentado na cadeira! (Faça-se analogia com o mesmo período, mas a estudar, para se perceber o que custa). Isso e a rapidez de braço para mexer a peça e carregar no botão do relógio de modo a bater um record qualquer...

E os matraquilhos pah! Talvez a FDL tivesse lá representantes…

Agora marcha?!
Que raio de desporto é esse?

Parece que estou a ver os Jogos Paralímpicos…

Qualquer dia temos desportos como os 50m ao pé coxinho, 200m natação sem respirar, ou a canoagem sem remos.




“Hey, ‘bora inventar uma variante do Hipismo sem cavalos?”
“Nahhhh... vamos inventar uma nova prova de atletismo onde não se pode tirar os pés do chão!”

sábado, 9 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos, Rússia vs Geórgia e a reacção dos americanos

O poder que a televisão e a imprensa têm é lixado.

Ontem, estava marcado no calendário o inicio dos Jogos Olímpicos de Pequim. Era uma coisa que queria assistir. Basicamente levantei-me e fui ver aquilo (começava às 13h xD).
Espectáculo muito bonito, por vezes secante, mas valeu a pena. Descobri que afinal existem ainda muitos países dos quais eu nem o nome sabia (Aruba, Butão, Djibuti, Eritreia, Granada e afins, incluindo uma porrada de "Ilhas (inserir aqui um nome)"...

Ora, enquanto todo o mundo está olhar para os Jogos Olímpicos, não é que começa uma guerra na Europa? Quando soube, até fiquei parvo... "Porra, não tenho estado atento ás notícias". Fui ao msn fazer um mini-inquérito ao pessoal (aquele que se interessa pela coisa, que não é todo) e afinal não era só de mim. A maior parte não sabia de nada. Mas todos tinham visto a cerimónia dos Olímpicos!

Então o que se passou? É difícil de ter uma ideia, para quem como eu, não faz a mínima ideia do que é a Ossétia. Mais difícil se torna quando os meios de comunicação social estão todos voltados para os Jogos. Mas lendo algumas notícias dispersas, cá vai uma noção vaga do que se passa, merecedora de um valente 3, se fosse num teste da FDL:

A Ossétia do Sul é uma "província separatista" da Geórgia (com grandes afinidades com a Rússia, e muitos russos a viverem lá), seja lá o que isso for. Como os jornais também não sabem, usam conceitos indeterminados (à DavyD), para despachar a coisa. Penso que faça parte do território da Geórgia, talvez com estatuto autónomo ou assim, mas como estou a poucas horas de ir de férias, e tenho de me ir deitar, pesquisem vocês). Essa região tem exércitos de manutenção de paz russos. Ora, a Geórgia lançou um ataque militar nessa região para combater separatistas armados e recuperar o controlo de uma cidade. Aquilo foi algo violento, e entre civis e separatistas, morreram também 10 soldados russos.
A Rússia não é de meias medidas e envia reforços "para a manutenção da paz" naquela provincia. Para lá chegarem, têm de passar pela Geórgia. E se é para "manter a paz" então consideram que o agressor é a Geórgia.
A Geórgia considera que foi invadida pela Rússia. Chama as suas tropas do Iraque e chama alguns milhares de homens de reserva militar. Preparam-se para defender o seu país.

Neste momento decorrem combates na Geórgia, entre os defensores, e os russos. Já morreram mais de 1300 pessoas. Espera-se que a capital da Geórgia, Tbilisi, seja bombardeada a qualquer momento. Estão mesmo em guerra.

Ora, andava eu perplexo com a falta de atenção que isto está a receber por parte da comunicação social em virtude dos brasileiros do BES e dos Jogos Olímpicos, e também algo chateado por não conseguir perceber bem o que raio se passava, quando alguém me fez sentir muito melhor comigo mesmo.

Um americano, claro!
Imaginem a seguinte situação: o site da FOX tem nas notícias algo a dizer "Rússia invade Geórgia". Qual a reacção natural de um americano? Pegar na arma e ir juntar-se ao exército ajudar a expulsar esses comunistas invasores!. Sim, porque para os americanos (alguns, pronto... mas muitos lol), a Geórgia é um estado americano. Nunca ouviram falar de um país com esse nome lolol. Nem imagino as confusões que estão a acontecer na América.
Ora vejam só o 5º post deste tópico ou o 4º daqui.

Sinto-me muito mais culto!

offtopicLOL'd: não reagimos a provocações. Estamos de férias!