segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Coragem irmãos! (Tomo II)

Resposta ao desafio do PT Lyon:

Não acho que seja realmente necessário uma música motivacional antes do estudo, ou mesmo antes dos testes. Ora veja-se a minha banda sonora na última época de exames:

8:15 a.m. : Miguel Pereira, que por vezes fala de si na terceira pessoa pessoa, acorda das suas 3 horas de sono com a cabeça a fervilhar de conhecimento júridico, toma banho, manda abaixo 2 cafés e dirige-se à Faculdade para fazer o exame do que quer que seja, que se realiza às 9:00. Banda sonora até ao supremo momento avaliativo:



E ainda:



E com estes belos pensamentos ia para o anfiteatro, onde a banda sonora era bem mais aborrecida consistindo em: "Professor, posso mudar a ordem das perguntas?" "Professor posso mudar a ordem da respostas?"

Após o exame, seguia-se uma refeição de hamburgueres mal passados do Bar Novo com os colegas Requerentes, e por vezes com mais algumas almas torturadas (Personna, olá!), em que eram discutidas as respostas de cada um. Uma boa música para esses momentos de discussão seria, por exemplo, esta:



Como essa época de exames decorreu durante o período de aulas, após o almoço havia almas corajosas que ficavam para as ditas. Ficará para sempre na minha memória a aula prática de Teoria Geral do Direito Civil a que fui após o último exame, aula que ninguém tenha preparado (somos mesmo palermas, em vez de prepararmos a aula estávamos a estudar para o exame)e que por isso levou a este comentário da professora: "Os senhores não andam a fazer nada!" Priceless. Música desse momento:



Quando eram 16:00 geralmente já estava em casa, só com força para meter qualquer coisa a tocar e deixar-me dormir. Geralmente era algo destes senhores:



Nota: queria meter o Hoppippolla mas segundo o Youtube, o vídeo não está disponível no meu país, o que quer que isso signifique.

E bom, para concluir, fica aqui uma sugestão de música, que se não motiva, pelo menos entusiasma. Digo eu.



domingo, 28 de dezembro de 2008

Coragem irmãos!

Antes das grandes batalhas, há sempre um belo discurso de incentivo. Como se aproxima um período de grandes dores de cabeça, noitadas e grandes olheiras, muita leitura, pouca paciência, relações sociais que se resumem a telefonemas para resolução de dúvidas, muito suor, algum sangue e uma ou outra lágrima, o Requerimento disponibiliza aqui uma coisa que consegue transformar todos esses sentimentos em algo positivo e inspirador:




Claro que o efeito só dura um par de minutos, e depois de pegarmos de novo num livro, não há Rocky que valha.

Mas o objectivo era desafiar os Requerentes e os 3 ou 4 leitores do blog a postarem/dizerem quais são as músicas que lhes dão mais ânimo para começar a estudar quando não apetece, mas tem de ser.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Na tal

Dizem para aí que amanhã é dia 'De... na Tal'.
Só gostava de saber quem será 'A Tal'...

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Ratinho vendeu-se ao grande capital.

Um dos maiores ícones do ensino tradicional, talvez o segundo maior, logo a seguir à Cartilha Maternal, o ultimo bastião da aprendizagem de antigamente, encontra-se oficialmente VENDIDO. Falo-vos do mítico Ratinho, o herói das tabuadas.





A saudosa tabuada original foi substituída por uma tabuada seca, sem alma, sem a simpatia da anterior, e apenas mantém os 10 mandamentos na ultima página, só para não dizerem que a espoliaram completamente. Para além disso, a Tabuada do Ratinho tem ainda mais 6 irmãs: Gramática, Compêndio, Mr Ratinho, Ratinho S.A., Maestro Ratinho e Doutor Ratinho.



O nosso bom Ratinho, vitima do grande capital e dos exploradores fascistas e dos cérebros que aniquilam os valores morais do labor através de iníquos códigos do trabalho (da exploração!), desdobrou-se num ratinho dos sete ofícios (são sete os manuais), e com esta correria pelo que é comercial e muito vendível, perdeu-se todo o espírito e toda piada que havia em percorrer as comidas e usadas páginas da nossa velha tabuada.



Esta é talvez a maior perda no ensino desde que o caderno de significados caiu em desuso. Descansa em paz, amigo Ratinho, porque a este ritmo, e já com 63 anos de vida, ou te reformas ou tás aqui tás com uma trombose em cima!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Eu pago um café...

...a quem me encontrar os enunciados e grelhas de correcção dos exames de outros anos de Direito dos Contratos (e já agora de todas as outras disciplinas).

Diz um Senhor com muitas dúvidas:



E dirão vocês: "eh pah, vai ao site da Faculdade". Pois bem, foi o que eu fiz. Para quem não sabe, o site da FDL foi alterado, agora para além de um aspecto mais jeitoso ainda nos permite ver partes do site em cirilico e em árabe e, pasmem-se, utilizar o botão de pesquisa, que finalmente pesquisa!

Apesar de todas estas fantásticas inovações, falta algo que a meu ver é importante. Convinha não terem retirado de lá tudo quanto era teste e correcção numa altura que por acaso até é de exames. Mas não me vou preocupar. Tenho a certeza que voltarão a ser lá colocados em breve. E com a respectiva tradução em cirilico e em árabe!

sábado, 13 de dezembro de 2008

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mais um post sobre os spammers do campus

Um dia destes ia eu a dirigir-me para a entrada da faculdade, vindo do metro, quando vejo ao fundo mais uma campanha qualquer para pedir assinaturas ou donativos.

Por acaso, por mero acaso, e num acontecimento raro, eu estava num daqueles dias em que até estava virado para contribuir com qualquer coisita para qualquer coisita. A boa acção do ano, a proximidade da época natalícia... enfim chamem-lhe o que quiserem.

E dirige-se a mim uma senhora, chamemos-lhe A, que me mostrou através de um um papel que estava ali em nome de uma associação de surdos-mudos, a recolher donativos. Pensei "é isto mesmo. E até vou dar uns... uns... 3 euros!"
A pede-me para escrever o meu nome na lista, pôr a localidade e o valor doado. Acabo de escrever "3€", e abro a carteira para os ir buscar, quando A me põe aquilo de novo à frente dos olhos, apontando com a caneta para o canto superior direito da folha onde em letras pequenas estava escrito: "Mínimo: 10 euros".
O meu queixo bate no chão e fico completamente embasbacado. Dez? 10? 10 euros??! Limite mínimo... para doações?!?! WTF?!?!
Digo que não tenho 10 euros, e mesmo que tivesse não os dava. Só posso dar 3...
A olha para mim com cara de "e agora"?
Eu olho para ela com cara de "mas queres 3 euros ou posso ir-me embora?"
A argumenta gestualmente qualquer coisa que me pareceu importante.
Eu olho para ela com cara de quem não percebeu absolutamente nada.
A acaba por aceitar os 3 euros como se me estivesse a fazer um favor.

Eu vou-me embora a pensar: "Já um gajo não pode sequer fazer boas acções e é disto! Para a próxima vão ver quanto é que levam... Será que a crise me afectou de tal maneira que o meu dinheiro já nem dá para esmolas/doações?!"

Com 10 euros almoça-se durante uma semana na cantina velha...

Sentimento do dia, depois do teste de Penal

MEU DEUS, diz-me...


A doutrina aceita a sucessão de leis penais temporárias?



______________________________________________________________



Arghhhhhh, já começo a ficar farto do sistema de ensino e avaliação da FDL, que é assim:
-nas aulas: Explicam como se soma 1+1, 2+2, que 4 e 4 são 8, e que o 9 vem antes do 10.
-teste: Resolva a seguinte equação sem usar calculadora: x(x + 4) + x(x + 2) = 2x2 + 12

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O melhor Partido do mundo!

Se fosse americano votaria neles. Sendo português, só me resta dar-lhes todo o apoio. Falo do Partido que descobri através do blog Para Mim tanto Faz. Um Partido de causas. Um Partido de gente séria. Um Partido idealista e ao mesmo tempo racional. O Partido da Esperança. O Partido do novo mundo. O "Partido dos Bebedores de Cerveja"...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Deputados Desaparecidos: PJ pondera pedir ajuda à Policia Britânica

Uma fonte de voz distorcida e cara aos quadrados a quem o Requerimento teve acesso, garantiu que pode ser feito “a qualquer momento” um pedido oficial de auxilio por parte da Policia Judiciária às autoridades inglesas para que estas permitam a vinda a Portugal de 3 brigadas cinotécnicas com o objectivo de auxiliar na descoberta do paradeiro dos 30 deputados do PSD que estão desaparecidos da Assembleia da Republica desde o passado dia 5 de Dezembro.

A mesma fonte, entre dois copos de abafado e uma rodela de toucinho, assegura que apesar da bancada onde ocorreu o desaparecimento não ter sido contaminada “visto que o movimento por ali é escasso”, as investigações estão bastante dificultadas devido à falta de provas, que se resumem a “um exemplar d’ A Bola da véspera, umas páginas do Diário da República, um corta-unhas e ainda uns quantos pensos de nicotina”.

O Requerimento foi para a rua, voltou depois para casa porque se esqueceu do guarda chuva, e quando saiu novamente parou de chover. Não obstante, conseguimos as seguintes opiniões de alguns transeuntes relativamente a este desaparecimento, antes de desistirmos por manifesta falta de interesse das mesmas:

Transeunte 1: “A culpa é toda dos americanos pah! Mas agora com o preto isto vai melhorar!”

Transeunte 2: “Cá para mim foi a Chefa que os matou.... Vê-se pela cara, não mostra emoção, a mulher!”

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Estudo

Movido por um notável sentimento de dever e pelo aproximar dos testes, amanhã vou estudar para a Biblioteca da FDL.

Material a levar de casa: