quarta-feira, 29 de julho de 2009

Época de Recurso III

Afinal qual é a ratio da época de recurso? Quando era em Setembro, era uma nova oportunidade para os alunos estudarem e tentarem a aprovação ou a melhoria de nota a determinada cadeira.

Agora em Julho? É uma época de recurso de 2 semestres, feita no segundo (útil) a seguir ao término da época normal do segundo semestre. Um aluno médio (espero que o "Assistente" que nos visita não tenha o nome Aureliano, se não vem já dizer que este conceito de aluno médio é parvo), que esteja a estudar mais afincadamente vá, desde 15 de Maio, está nisto há mais de dois meses. Com que cabeça vai estudar para uma época de recurso?

Ok, é a vida de estudante, só a tem quem quer. Kind of... Mas já que isto dos exames dá uma data de trabalho a alunos, professores e restante staff da faculdade, não seria bom que fosse uma época proveitosa? Ou é mais fácil para os professores correrem tudo a 5's?

Mais vale mudarem o nome da Época de recurso para Época da mudança de Sorte ou Azar. Porque é a única variante susceptível de mudança. O conhecimento, ou é o mesmo ou é pior (esquecido). Portanto as ratio's da Época de Recurso actual são dar a possibilidade aos alunos de:

- Rezar duas Avés Marias e 3 Pai Nossos antes da prova e esperar que façam efeito.
- Tentar apanhar um prof mais simpático na oral.
- Esperar que os astros estejam melhor posicionados do que da última vez.
- Tentar apanhar um prof que vá com a nossa cara, ou decote para as meninas.
- Mudar de turma para uma onde a matéria não tenha sido dado por completo.
- Tentar ficar ao lado de alguém que efectivamente saiba o que está a fazer.
- Mudar de turma para evitar aquele sacana que nos chumbou.
- Rezar para que só façam aquelas duas ou três perguntas que sabemos responder.

Isto de Bolonha até é giro e tal, mas passamos mais tempo a avaliar o que aprendemos, do que efectivamente a aprender.

4 comentários:

Anónimo disse...

por acaso não me posso queixar desta epoca de recurso, mas realmente é muito maçador. vou ter oral na quinta e na sexta... até vou ao grego x|

Anónimo disse...

Ter três exames em dias seguidos, num terceiro mês de exames, é algo que estava completamente fora das minhas piores perspectivas quando entrei na fdl. E saber que houve pessoas que tiveram dois exames no mesmo dia...pior. Praticamente não dá para rever algumas partes da matéria, quanto mais rever a matéria do semestre, algo necessário no caso das pessoas que necessitam de fazer exames do 1.º semestre na época de recurso.

Depois há a considerar outros factores «pós-bolonha». Como o aumento do número de disciplinas por ano, a diminuição do número de aulas práticas, a passagem de disciplinas de anos seguintes para anos anteriores mantendo-se exactamente o mesmo nível de exigência, a redução do tempo lectivo sem se alterarem programas ou com alterações não proporcionais à mudança de tempo, entre outros aspectos.

Se com a passagem «para bolonha» se pretendia obrigar os alunos a passar mais tempo com livros e cadernos dos respectivos cursos, o objectivo deve estar cumprido. Se haviam outros objectivos é possível que a adaptação na fdl e noutras facudlades esteja a ser um fracasso.

Anónimo disse...

Já agora, aproveitando o repto, queria saber se podia contar com a correcção do exame de Finanças Publicas da ép. recurso, para dar uma vista de olhos em virtude do exame oral que vou ter... amanhã de manhã?

Assistente disse...

Concordo que esta época de recurso é um disparate. E uma massada para toda a gente.