quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Desafio: Louletano avança para a Liga Vitalis e passa para a frente.

O primeiro passo para vencer a Liga dos Campeões (e consequentemente o Desafio) já está dado: o Louletano subiu à Vitalis. Antes de mais, o plantel:


Depois de na época passada ter falhado os playoffs de subida, a estratégia para a 2º época do desafio passou pela aposta na continuidade. Nem outra estratégia se justificava: para além do plantel estar bem entrosado e perfeitamente adaptado ao 4-3-3, não havia jogadores melhores que estes disponiveis para assinar, nem dinheiro para os trazer.

É que este clube esforça-se por ter as contas em dia (ainda não houve injecções de capital), não vá algum rival contratar o departamento juridico do Belenenses.

Para esta época foram dispensados/vendidos alguns excedentários (os muito maus, os péssimos e o Licinio) e contratados os experientes Filipe Azevedo e José Chevela, ambos a custo zero, como é regra da casa.

Quanto ao campeonato, o Louletano terminou a Primeira Fase em 2º, ascendendo ao 1º na fase de promoção (por troca com o rival Pinhalnovense). Nos playoffs o adversário foi o Marinhense que em sua casa venceu o jogo da primeira mão por 1-0 (tendo dado ao Louletano, um valente banho de bola).

No segundo jogo, em pleno Estadio Algarve, a equipa do Marinhense defendeu a magra vantagem que nem um Maritimo no Estádio da Luz. E deu-se mal. Perto do final do jogo o inevitável Stéphane da Cruz fez o 1-0 que empatou a eliminatória que só se resolveria nos penaltys, a favor do Louletano. Estava conquistada a subida! Quanto ao jogo de atribuição do titulo realizou-se contra o Boavista com o resultado que se vê:


Por motivos que me ultrapassam o jogo foi no Bessa, estádio que para uma equipa algarvia fica um bocado fora de volta. Os Loureiros andem ai.... Quanto à Taça de Portugal, o Louletano foi eliminado na 4º eliminatória pelo S.L.Benfica (que pouco antes se tornara o clube mãe ehehe).

Quanto aos prémios:

Melhor Marcador: Stéphane da Cruz, melhor marcador da série (20 golos)

Melhor Jogador: Laelson Mendonça, melhor jogador da série (classificação média 7.24)

Pior jogador: Carlos Pinto (classificação média de 6.29)

Prémio Velha Glória: Jorge Soares (38 anos), Afonso Martins (37 anos)

Prémio Paulinho Santos: Kiki (5 amarelos)

Reforço do Ano: José Chevela, médio centro de 30 anos contratado a custo 0 ao Olympiakos N., (38 jogos, classificação média 6.86)

Saldo Financeiro: -261 mil euros.

Uma nota para esta 2ºB, agora que me livrei dela. Não tem ponta por onde se lhe pegue. É disputada por 48 equipas e só 2 sobem, ficando as sobreviventes numa competição que em termos de receitas é um buraco.

Sem comentários: