sexta-feira, 28 de agosto de 2009

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Decisões


O senhor da foto é um pioneiro.

É o primeiro a não cumprir os dois principais requisitos (legais e técnicos) para ser chamado à Selecção Nacional: ser português e estar em boa forma.

Obrigado Professor Carlos Queiroz e Federação Portuguesa de Futebol.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A reentré.

Nesta altura do ano em que os partidos políticos, movimentos de cidadãos e assim assins se voltam a manifestar, o Requerimento não se irá alhear dos actos eleitorais que se aproximam. Antes pelo contrário: irão surgir posts que não irão contribuir em nada para a elevação do debate, não respeitarão o contraditório e a salutar troca de ideias, que serão de puro bota-abaixo e que poderão por vezes soar a molusco fascizóide.

Enfim, o habitual.

Hoje trago aos estimados leitores uma pérola com que o Bloco de Esquerda local brindou os estremocenses nas ultimas autárquicas. Estes senhores tiveram o bom senso de as publicarem e eu, que já na altura era um jovem mais ou menos interessado por estas coisas da politica e do avacalho guardei-as de imediato. Ora vejam:


Nota: Estremoz nunca sofreu o ataque de um simbolo gigante do Bloco de Esquerda, não existe nenhum sobreiro gigante no topo de uma colina da serra d'Ossa e o castelo de Evoramonte não anda por ai a voar sobre a planicie alentejana. Já agora, contrariamente ao que possa resultar do cartaz, nunca nenhum fantasma concorreu nas eleições locais.




Felizmente tais cartazes nunca existiram fisicamente, apenas circularam pela net. Menos mal.

sábado, 22 de agosto de 2009

Beat that:

Nos 2 jogos que antecederam o playoff de promoção, tive 8 lesionados (a imagem é só de um jogo). Chamem a polícia, chiça! Isto, num plantel com 26 jogadores.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Desafio: Louletano avança para a Liga Vitalis e passa para a frente.

O primeiro passo para vencer a Liga dos Campeões (e consequentemente o Desafio) já está dado: o Louletano subiu à Vitalis. Antes de mais, o plantel:


Depois de na época passada ter falhado os playoffs de subida, a estratégia para a 2º época do desafio passou pela aposta na continuidade. Nem outra estratégia se justificava: para além do plantel estar bem entrosado e perfeitamente adaptado ao 4-3-3, não havia jogadores melhores que estes disponiveis para assinar, nem dinheiro para os trazer.

É que este clube esforça-se por ter as contas em dia (ainda não houve injecções de capital), não vá algum rival contratar o departamento juridico do Belenenses.

Para esta época foram dispensados/vendidos alguns excedentários (os muito maus, os péssimos e o Licinio) e contratados os experientes Filipe Azevedo e José Chevela, ambos a custo zero, como é regra da casa.

Quanto ao campeonato, o Louletano terminou a Primeira Fase em 2º, ascendendo ao 1º na fase de promoção (por troca com o rival Pinhalnovense). Nos playoffs o adversário foi o Marinhense que em sua casa venceu o jogo da primeira mão por 1-0 (tendo dado ao Louletano, um valente banho de bola).

No segundo jogo, em pleno Estadio Algarve, a equipa do Marinhense defendeu a magra vantagem que nem um Maritimo no Estádio da Luz. E deu-se mal. Perto do final do jogo o inevitável Stéphane da Cruz fez o 1-0 que empatou a eliminatória que só se resolveria nos penaltys, a favor do Louletano. Estava conquistada a subida! Quanto ao jogo de atribuição do titulo realizou-se contra o Boavista com o resultado que se vê:


Por motivos que me ultrapassam o jogo foi no Bessa, estádio que para uma equipa algarvia fica um bocado fora de volta. Os Loureiros andem ai.... Quanto à Taça de Portugal, o Louletano foi eliminado na 4º eliminatória pelo S.L.Benfica (que pouco antes se tornara o clube mãe ehehe).

Quanto aos prémios:

Melhor Marcador: Stéphane da Cruz, melhor marcador da série (20 golos)

Melhor Jogador: Laelson Mendonça, melhor jogador da série (classificação média 7.24)

Pior jogador: Carlos Pinto (classificação média de 6.29)

Prémio Velha Glória: Jorge Soares (38 anos), Afonso Martins (37 anos)

Prémio Paulinho Santos: Kiki (5 amarelos)

Reforço do Ano: José Chevela, médio centro de 30 anos contratado a custo 0 ao Olympiakos N., (38 jogos, classificação média 6.86)

Saldo Financeiro: -261 mil euros.

Uma nota para esta 2ºB, agora que me livrei dela. Não tem ponta por onde se lhe pegue. É disputada por 48 equipas e só 2 sobem, ficando as sobreviventes numa competição que em termos de receitas é um buraco.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

E enquanto o update da 2º época do Louletano não chega, "quem és tu Zé Carlos?"



(como sempre, para ampliar é carregar nas imagens)

Não sei quem és, mas sei para onde vais. Direitinho para a dispensa.

Cambada de indisciplinados.

[Desafio FM] Odivelas - fim da primeira época

Classificação final: 2º na primeira fase a 2 pontos do primeiro. 2º na fase de promoção, a 8 pontos do primeiro, o Atlético, que tinha acabado a primeira fase em 3º, a 10 pontos do primeiro! Ganharam todos os jogos da fase de promoção, menos o último, que já não interessava, e empatarem comigo. Por isso acho que anda ai um mafioso a treinar o Atlético muito mal, anda anda...

Melhor marcador: Licinio: 28 jogos 19 golos.
Melhor classificação média, mais assistências, melhor em campo, jogador do ano dos adeptos: Licínio.
Melhor marcador da liga: Licínio.
(só para meter nojo a uma certa pessoa).

Licinio renova e é promovido a capitão.

Prémio Longevidade: Zito 37 anos, vendido a um clube qualquer onde ainda vai fazer mais uma perninha.

Assistência média: 700 e picos.

Saldo financeiro: miserável:
Número de vezes que a direcção já injectou dinheiro: 6 ou 7.

Objectivo não cumprido, revolução no plantel. 14 gajos saem, a maior parte a custo zero. Entram apenas 7, e 3 deles do Vila Meã, não sei bem porquê.

As finanças continuam na ruina. A direcção aperta-nos a garganta para cortar nos salários. Que fazer?? Cancelar a ligação com o Belenenses, e fazer uma com o Sporting. Livrar-nos de todos os que ganham muito. Não chega. Ser ainda mais radical: Só ficam mesmo os essenciais. Como não há dinheiro, pedem-se 6 gajos emprestados 3 ao Sporting, 3 ao Porto. Os lampiões foram sovinas. Obviamente que não pago salários. E ainda empresto 2 gajos meus, para que outros lhes paguem os salários. O orçamento salarial está cumprido! Quase...

Contratação do momento: Fábio Paim! joga que se farta. Venha a segunda época!

PS: Vende-se clube a árabe multimilionário. (Ainda bem que o patrocinio acaba este ano. A ver se calha qq coisa melhorzita.)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Desafio: "Eu sou muito melhor que o Mourinho" parte V e VI

Olá amiguinhos! Cá vos escrevo de Santa Terra de Nenhures onde muito me alegrou ter acesso a uma internet portátil 2G, para vos poder dar conta do nosso desafio FM. Estou agora em Janeiro, já dá para fazer um balanço.

Escolhi o Odivelas para ser campeão europeu. Para quem não conhece, o Odivelas tem algumas parecenças com o Estrela da Amadora. São de duas cidades-dormitório de Lisboa. Na realidade, estão ambos praticamente na falência, com a diferença de o Odivelas não ter mais sítio para ser despromovido. Salvo as 2ªs divisões distritais, ou o campeonato do Inatel, claro. Ah, e aqui, estão na mesma divisão.
Quanto ao jogo, comecei com uns míseros 6 jogadores, sem dinheiro para transferências. A estratégia passou por angariar os melhores jogadores disponiveis a custo zero, não olhando a meios no que toca a salários e prémios de assinatura. A direcção que se preocupe com a situação financeira, eu sou um treinador sem escrúpulos. E a estratégia resultou. Ficou com uma equipa minimamente decente, as finanças na ruína, mas a direcção já injectou capital por 3 vezes, e ainda nem vamos a meio da época.

A estrela da equipa era um rapazito chamado Andrade, que já andou pelo Benfica, Braga, Belenenses, E. Amadora, Académica, entre outros, com uns míseros 35 anos.
As contratações foram 17. Não vale a pena dizer quem, são gajos maus comprados a clubes ainda piores, que os venderam por 0. Espectáculo, hein? Destaque talvez para o ponta de lança Licínio. Não sei bem porquê, o nome dele soa-me bem. Já deve ter jogado comigo numa vida (FM) passada.
Ainda de salientar que o plantel queria-se experiente, pelo contratei um MAC de 35 anos, e um ME de 37. São 5 os jogadores com mais de 33 anos. Parece quase o Lar de idosos da FPF.

O Odivelas é satélite do Belenenses. Por isso, pedi vários jogadores emprestados. Mandaram zero. Grandes amigos.

Das primeiras decisões que tomei foi correr com todo o staff. Pus o clube na ruina só para pagar indemnizações. Mas tinha de ser. Se aqueles gajos o máximo que conseguiram foi levar o clube à 2ºB, não servem para os meus propósitos. Giro foi quando, depois disto, e depois de gravado o jogo (automático, se 2 em 2 semanas), a direcção só me deixou contratar um preparador físico, para substituir uns 4 ou 5 que tinham sido despedidos. E lá teve de ser... Ao menos poupo nos salários. É uma equipa técnica de 3 elementos, a contar comigo e com o adjunto.

Esta parte do campeonato foi marcada pelas lesões. E não falo numa ou outra. Falo em 6 e 7 de cada vez, e em titulares. Inclusivamente, tive os 3 ME e os 2 MD lesionados ao mesmo tempo. Só ultimamente consegui usar a equipa titular completa, já que a maior parte do campeonato tem sido disputado com uma "manta de retalhos". Parei agora de escrever para ir verificar e pasmem-se: Nos primeiros 10 jogos, tive 7 lesões. Isto não é um lar, é uma clínica desportiva para veteranos.

Esta imagem ilustra aquilo que disse (4 lesionados), e também exemplifica outro dado curioso do jogo: os auto-golos. Estão a ver o Sporting? Muito pior! Acho que a minha principal tarefa como treinador é ensinar em que baliza se deve enfiar a bola.

If you know what I mean...


Quanto à posição na tabela, temos um 2º lugar a 6 pontos do primeiro, Pinhalnovense, e com muitos clubes imediatamente atrás. A promoção vai ser difícil... Venha o mercado de Inverno, mas só para empréstimos. Não posso dar mais salários, a direcção não deixa xD

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Desafio: "Eu sou muito melhor que o Mourinho" parte IV


Enfim, uma quebra de moral foi a morte do artista. Até para o ano.

Desafio: "Eu sou muito melhor que o Mourinho" parte III


Já acabei a primeira fase com o Atlético CP. Ganhei no confronto directo com o Estrela, foi extremamente renhido!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Desafio: "Eu sou muito melhor que o Mourinho" parte II

Para disputar esta prestigiante competição escolhi o Louletano Desportos Clube, que disputa a 2º Divisão B série D (composta exclusivamente por equipas do sul do país) e disputa os jogos caseiros no famigerado Estádio do Algarve.

Nesta época o objectivo era um lugar na parte superior da tabela (recorde-se que o Louletano na época passada disputara a III Divisão) e conseguir, vá, não destruir totalmente as finanças do clube. Para tal, este foi o plantel:


(carregar na imagem para ampliar)

Após um 4-4-2 simples que se revelou infrutífero nas primeiras jornadas, a equipa passou a jogar numa variante do 4-3-3 com o seguinte onze base:


(carregar na imagem para ampliar)


Classificação Final: 3º lugar na Série D da II Divisão

Melhor Marcador: Stéphane da Cruz, ponta de lança de 21 anos contratado a custo 0 (12 golos)

Melhor Jogador: Laelson Mendonça, central de 28 anos contratado ao Ermesinde a custo 0 (classificação média 7.21)

Pior jogador: Rui Amaral, ponta de lança de 30 anos contratado a custo 0 ao Gouveia (0 golos, classificação média de 6.30)

Prémio Velha Glória: Jorge Soares (37 anos), Afonso Martins (36 anos)

Prémio Paulinho Santos: Gisvi (2 amarelos)

Saldo Financeiro: -187 mil euros.

(carregar para ampliar)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Desafio: "Eu sou muito melhor que o Mourinho"

Como passatempo de férias, os três gandulos aqui do blog lançam um desafio que qualquer jurista não consegue resistir: Jogar Football Manager!! (bem, pelo menos aqueles que gostam de futebol...)

O objectivo é pegar num clube das últimas divisões portuguesas, e tentar ser campeão europeu. Só têm uma vida de treinador para o fazer.

Ganha quem chegar lá mais perto... claro.

Podem usar o FM 2008 ou FM 2009, actualizados com uma base de dados não oficial à escolha, actualizada até Julho ou Agosto deste ano.

Não vale sair do jogo e voltar atrás. Presume-se batoteiro quem faça melhor que nós.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Gripe AAFDL

Pobres dos candidatos a caloiro desejosos de se informarem sobre a FDL, não lhes basta o receio de serem infectados pela Gripe A ainda têm que se expor a patogénicos digitais de cada vez que se atrevem a entrar no site da AAFDL.

Ora veja-se a reacção do meu Avast (que apesar de ser o anti virus da crise nunca se revelou hipocondríaco):


(carregar no boneco para ampliar)

E já está assim há uns quantos meses. Vá lá, arranjem lá isso... É que numa altura em que a própria UL já admite o e-learning caso seja necessário fechar as faculdades não convém ter o PC com virose.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Braga: uma perspectiva critica, bíblica e palerma

Não é por acaso que a Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos. Lá encontram-se todas as respostas. Veja-se o exemplo do S.C. Braga:

Depois de Salvador apresentar Domingos como o "novo guerreiro", o líder do clube minhoto revelou que o antigo treinador da Académica "foi sempre a primeira opção para ocupar o lugar de Jorge Jesus"
Ilídio Vale: «Tem tudo para ser treinador de elite»

O título é o limite no léxico guerreiro. Brasileiros voltaram de férias com confiança redobrada e a elogiar Domingos.


Domingos Paciência: «Fazer mais e melhor». Lança mais uma indirecta ao seu antecessor.

in Biblia da Lagartagem


Falsos messias (Mc 13,21-23; Lc 17, 23-24) 23»"Então, se vierem dizer-vos: "Aqui está o Messias", ou "Ali está Ele", não acrediteis; 24»porque hão-de surgir falsos messias e falsos profetas, que farão grandes milagres e prodigios ao ponto de desencaminharem, se possivel, até os eleitos. 25» Olhai que
já vos preveni."

in Biblia (a original)


Actualidade:





quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Começou o Big Brother da Internet


Nas comunicações por telemóvel já havia, chegou agora à Internet:

Data e hora de ligação à Internet, endereço de IP, nome e endereço do utilizador ou subscritor do serviço, localização de aparelhos móveis – são apenas alguns dos dados que, a partir desta quarta-feira, os operadores de telecomunicações passam a ter de guardar durante um ano, para o caso de um juiz requerer a informação. De fora desta medida fica todo o conteúdo das comunicações, cuja retenção continua a ser proibida.
in Público

Falta agora pôr os chips nos carros. E depois nas pessoas. Mas os chips só revelam a localização. Era obrigar toda a gente a ter um mini aparelho que gravasse tudo o que diz. Pelo sim, pelo não. E o que escreve! Devia ser obrigatória registar todos os textos que alguém escreve nalgum banco de dados. E, num futuro próximo, aquilo que pensa. Um dia, irão agradecer estes pequenos sacrifícios, por um bem maior. Quando apanharem uns pedófilos ou assim. Ou terroristas!

Mas não se preocupem. Quem não deve, não teme.

Nem se preocupem com os vossos dados pessoais. Estão bem guardados, tipo em segredo de justiça.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Excepções.




Menos tu, Passos Coelho.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Homenagem a D. Sebastião


D. Sebastião é o meu rei favorito. É a prova provada que a monarquia é o sistema mais parvo que existe. Incompetentes por incompetentes, que seja eu a escolhê-los!

Foi há 431 anos a batalha de Alcácer Quibir.

Subiu aos trono aos 3 anos, assumiu o governo aos 14. Achava que Deus o talhara para grandes feitos. Lá grandes foram... Aos 24 anos, sem descendentes, morreu na batalha de Alcácer Quibir. E ainda bem. Fez merda q.b. para uma vida inteira, olha se vivesse até tarde...
Reunindo o exército que percebia tanto da coisa como o Sporting de futebol, seguiu para o Norte de África. "Heroicamente" enfrentou um exército muito superior em número. "Curiosamente" o exército foi completamente dizimado. O reu morreu e quase toda a nobreza que o acompanhava... "acompanhou-o". Os poucos que se safaram foram feitos prisioneiros.

Portugal ficou sem endividado até aos cabelos, sem Rei, e com boa parte da nobreza jovem morta. Para melhorar a situação, gastamos o pouco que restava para pagar resgates.
Minto! O Rei deixou sucessor: Um velho de 80 anos sem descendentes.

Acabámos por ir parar ás mãos dos espanhóis e perder a independência.

E assim acabou a época de ouro dos portugas.

Pode-se dizer que pior, era impossível.

Por tudo isto, cá fica a minha homenagem a D. Sebastião. E que continues lá por África e nunca mais apareças! Nem passado 400 anos te perdoamos! Nunca percebi porque é que se instalou a esperança e o mito de S. Sebastião voltar numa manhã de nevoeiro para salvar a Nação. Não faz sentido... porquê esperar pelo rei mais incompetente de sempre para resolver problemas que a sua incompetência criou? Acho que um bom português, se o apanhasse a regressar, numa manhã de nevoeiro, dava-lhe uma tareia tal que ele preferia voltar pro outro mundo.
Humm, quer dizer, se aparecesses agora até eras capaz de dar uma boa contribuição para a reeleição do Sócrates. Só tu, para que todos os portugueses depressa se esquecessem dos alegados erros, de amador, do Sócrates.