quinta-feira, 3 de abril de 2008

Uma pequena sugestão para uma futura reforma no ensino:

E porque não acabar com as aulas de EMRC ou de EMRV?


Este assunto baralha-me particularmente. Faz-me alguma confusão porque motivo há aulas de disciplinas confessionais em escolas públicas. Não é laico o Ensino Público? Não é laico o Estado? Ou o laicismo só se aplica naquele espaço por cima do quadro onde estava o crucifixo, ignorando o resto da sala? Cada coisa no seu lugar; doutrinação religiosa no templo ou em casa, mas nunca num espaço público.

Podem argumentar que é uma disciplina optativa. Isso não só não torna a sua inclusão no Ensino Público mais correcta, como não corresponde à verdade, para que alguma coisa seja optativa tem que haver mais que uma opção e aqui não é o caso. Quantos pais, sobretudo no 1º e no 2º ciclo, não inscrevem os filhos nestas aulas só para "que não andem por aí"?

Mais, já pensaram nos problemas que esta situação pode provocar? Na Alemanha, um tribunal decidiu a favor de um grupo islâmico que protestava contra a impossibilidade de os seus filhos frequentarem aulas da sua confissão na escola pública. Provavelmente se tentassem o mesmo cá em Portugal também conseguiriam, porque a recusa seria considerada uma "discriminação" e "politicamente incorrecta", que são das palavras que hoje em dia mais assustam. Numa altura em que os fundamentalismos religiosos levam a coisas inimagináveis por toda a Europa não seria de grande importância fazer da Escola um sitio laico e imparcial?

Já agora, um pequeno excerto de uma aula minha de EMRC do 6º ano:


Professora: "Alguém faz alguma ideia de como nasceu o mundo e o universo?"

Miguel Pereira com menos de metade do tamanho e mais do dobro da inocência e ingenuidade: "Foi por causa do Big Bang. Houve uma grande mistura de gases e por causa disso houve uma explosão que criou os planetas."

Professora: ...ignora...

Individuo extremamente burro que por motivos de confidencialidade será tratado por João C. ou então J. Cóias: "Foi Deus que lançou uma sementinha...."

Professora: "Sim, muito bem."

Miguel Pereira: "kuifyjdhtchvhjfjyfhmcg,hjfghcvng,"



(clicar para ampliar)

7 comentários:

Anónimo disse...

O problema das cruzes é um problema de mariquinhas. Quanto ao EMRC, das duas uma: Ou deixa de existir, ou existe num LEQUE de opções que incluem outras confissões religiosas. Se calhar aulas de EMRBudista ou EMRMormon ou EMRHindu ou EMRIslamica causam urticaria a alguns conservadores, mas porque raio metem os filhos na EMRC de semana e na Catequese ao sábado? Medo que questionem? ehehehe

Anónimo disse...

Aliás, vou ainda mais longe! Feriados religiosos, ou todos ou de nenhuma religião! Agora porque raio é que não se trabalha no dia do Corpo de Deus e da Assunção da Nossa Senhora, por exemplo?

Não conto com a Páscoa e o Natal, devido à suas raízes pagãs fortemente enraizadas na cultura.

Miguel Pereira disse...

Mas ainda bem que as tiraram! Que sirva de exemplo a burkas, véus, chapéus judaicos (não sei como se chamam), terços e afins.

Dar aulas de outros credos nunca, é multiplicar 2 erros por vários...a solução só pode estar em retirar os que há e não autorizar os que se queiram "juntar à festa".

Quanto aos feriados é a mesma coisa...apesar de darem muito jeito!

Anónimo disse...

Precisamente... Aulas deste tipo, quando as há noutros sítios e em moldes mais próprios, é desperdício de dinheiro, tempo, espaço e de outros recursos. Mais insólito, é haver na mesma escola, ensinamentos científicos e ensinamentos religiosos que entrem em rota de colisão. Que sentido faz uma turma sair de ciências onde estudaram a tese evolucionista e entrar numa aula de EMRC onde estudam a tese criacionista clássica como sendo a verdade absoluta?

PT Lyon disse...

Eu também sou contr quase tudo que envolva religião e Estado (porque raio vai sempre um bispo ou cardeal ou lá o que é baptizar todo e qualquer veículo pesado do exército? loll).

Ma há coisas que já saem fora da ordem religiosa e entram na ordem juridica através do Costume. Atenção a isso...

xD

Miguel Pereira disse...

O que, por exemplo?

Anónimo disse...

feriados religiosos

xD