quinta-feira, 26 de junho de 2008

199 fardos de haxixe? LOL pois pois...



PJ apreende 199 fardos de haxixe junto à costa vicentina
A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu hoje, junto à costa vicentina, 199 fardos de haxixe, com cerca de seis mil quilos, numa embarcação pesqueira portuguesa, cujos quatro tripulantes foram detidos em flagrante delito.

Em comunicado, a PJ adianta que o barco de pesca, também apreendido, e os quatro detidos, sob escolta da Marinha de Guerra, deram esta manhã entrada no Porto Comercial de Sines/Terminal do Carvão, o porto nacional mais próximo com condições técnicas e de segurança para a acostagem das embarcações envolvidas.

A operação, denominada «Relâmpago», foi desencadeada pela Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (DCITE) da PJ, no âmbito de um inquérito-crime em investigação.

A DCITE, esclarece a força policial, detectou a saída de um porto no Algarve de uma embarcação pesqueira portuguesa, com cerca de 13 metros de comprimento, «cujo propósito, como se veio a confirmar, visava a introdução» em Portugal de «elevada quantidade de haxixe».

As movimentações do barco foram controladas com o auxílio de meios aero-navais da Marinha de Guerra e da Força Aérea portuguesas, tendo a sua presença sido detectada «junto à costa marroquina».Alvo de vigilância desde então, a embarcação pesqueira foi interceptada esta madrugada, junto à costa vicentina, por uma corveta da Marinha (NRP António Enes), com inspectores da PJ a bordo.

As buscas à embarcação permitiram à Judiciária encontrar e apreender 199 fardos de haxixe, com um peso estimado de mais de seis mil quilos, «o que motivou a detenção em flagrante delito dos quatro tripulantes».

«Alguns dos detidos estavam referenciados, há largos anos, pelas autoridades portuguesas pelo seu envolvimento em actividades ilícitas conexas com o tráfico internacional de estupefacientes», sublinha a força policial.

Diário Digital / Lusa

26-06-2008 12:51:00

Sem comentários: