sábado, 9 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos, Rússia vs Geórgia e a reacção dos americanos

O poder que a televisão e a imprensa têm é lixado.

Ontem, estava marcado no calendário o inicio dos Jogos Olímpicos de Pequim. Era uma coisa que queria assistir. Basicamente levantei-me e fui ver aquilo (começava às 13h xD).
Espectáculo muito bonito, por vezes secante, mas valeu a pena. Descobri que afinal existem ainda muitos países dos quais eu nem o nome sabia (Aruba, Butão, Djibuti, Eritreia, Granada e afins, incluindo uma porrada de "Ilhas (inserir aqui um nome)"...

Ora, enquanto todo o mundo está olhar para os Jogos Olímpicos, não é que começa uma guerra na Europa? Quando soube, até fiquei parvo... "Porra, não tenho estado atento ás notícias". Fui ao msn fazer um mini-inquérito ao pessoal (aquele que se interessa pela coisa, que não é todo) e afinal não era só de mim. A maior parte não sabia de nada. Mas todos tinham visto a cerimónia dos Olímpicos!

Então o que se passou? É difícil de ter uma ideia, para quem como eu, não faz a mínima ideia do que é a Ossétia. Mais difícil se torna quando os meios de comunicação social estão todos voltados para os Jogos. Mas lendo algumas notícias dispersas, cá vai uma noção vaga do que se passa, merecedora de um valente 3, se fosse num teste da FDL:

A Ossétia do Sul é uma "província separatista" da Geórgia (com grandes afinidades com a Rússia, e muitos russos a viverem lá), seja lá o que isso for. Como os jornais também não sabem, usam conceitos indeterminados (à DavyD), para despachar a coisa. Penso que faça parte do território da Geórgia, talvez com estatuto autónomo ou assim, mas como estou a poucas horas de ir de férias, e tenho de me ir deitar, pesquisem vocês). Essa região tem exércitos de manutenção de paz russos. Ora, a Geórgia lançou um ataque militar nessa região para combater separatistas armados e recuperar o controlo de uma cidade. Aquilo foi algo violento, e entre civis e separatistas, morreram também 10 soldados russos.
A Rússia não é de meias medidas e envia reforços "para a manutenção da paz" naquela provincia. Para lá chegarem, têm de passar pela Geórgia. E se é para "manter a paz" então consideram que o agressor é a Geórgia.
A Geórgia considera que foi invadida pela Rússia. Chama as suas tropas do Iraque e chama alguns milhares de homens de reserva militar. Preparam-se para defender o seu país.

Neste momento decorrem combates na Geórgia, entre os defensores, e os russos. Já morreram mais de 1300 pessoas. Espera-se que a capital da Geórgia, Tbilisi, seja bombardeada a qualquer momento. Estão mesmo em guerra.

Ora, andava eu perplexo com a falta de atenção que isto está a receber por parte da comunicação social em virtude dos brasileiros do BES e dos Jogos Olímpicos, e também algo chateado por não conseguir perceber bem o que raio se passava, quando alguém me fez sentir muito melhor comigo mesmo.

Um americano, claro!
Imaginem a seguinte situação: o site da FOX tem nas notícias algo a dizer "Rússia invade Geórgia". Qual a reacção natural de um americano? Pegar na arma e ir juntar-se ao exército ajudar a expulsar esses comunistas invasores!. Sim, porque para os americanos (alguns, pronto... mas muitos lol), a Geórgia é um estado americano. Nunca ouviram falar de um país com esse nome lolol. Nem imagino as confusões que estão a acontecer na América.
Ora vejam só o 5º post deste tópico ou o 4º daqui.

Sinto-me muito mais culto!

offtopicLOL'd: não reagimos a provocações. Estamos de férias!

2 comentários:

Anónimo disse...

Oh PT Lyon, isso de não conhecer Aruba é grave pah, belas praias...

Anónimo disse...

AH... eu não vi a cerimonia dos olímpicos (vi só a esgrima e o tiro, cenas de homem, à antiga), mas tenho andado sempre atento à guerra. Sou um curioso desses movimentos separatistas e a zona do Cáucaso é pródiga nesses casos, mas nunca me passou pela cabeça que houvesse uma guerra por causa dessas coisas, ainda por cima sítios chamados Óssetia ou Abcásia ou Républica do Transdniestre... acredito que nos folhetos turísticos fique bem, ou que ate sejam sítios porreiros para plantar vinha, ou para criar caracóis, ou fazer SPAs ecológicos, mas nada que motive uma guerra.

Enfim, vou sugerir ao Sócras uma invasão à Republica do Monte Athos para transformar aquilo numa colónia balnear ou então para meter lá a CIMPOR. Al Gore sou eu e tu...