domingo, 24 de agosto de 2008

Propaganda da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal Anotada - tomo II

"Uma sociedade justa não pode admitir actos eticamente reprováveis (mesmo que se sustem na tradição), cujas vítimas directas são milhares de animais."

Será o touro uma vítima? Quanto muito será vítima de nascer touro e de não servir para mais nada a não ser as touradas.

Caso não existissem touradas qual seria o destino do touro? Essa é a resposta a que infelizmente a LPDA e afins não dão resposta. O touro não serve para comer (ao contrário do que muita gente pensa), não dá leite, não pode ser usado como meio de transporte, é mau companheiro de sueca, é bastante agressivo e acima de tudo tem custos de criação bastante elevados, pelo que o fim das touradas levaria forçosamente ao fim do touro.

Objectivo estranho, para uma associação que pretende defender os animais.

8 comentários:

Anónimo disse...

Epah foram chatear o anti anti-touradas. Tá td lixado xD

Persona Naturale disse...

As touradas nunca vão deixar de existir!!!!

Persona Naturale disse...

Viva às Corridas de toiros!

Ângela disse...

Olha que o touro serve para comer. A prová-lo tens a reunião da confraria do touro bravo que se realiza todos os anos em Coruche e onde podes provar as iguarias que se fazem com touro bravo.

Anónimo disse...

Hoooollllllyy crap! Um dos alicerces da argumentação foi posto em causa!

O que irá acontecer? Não percam a próxima tourada, porque nós também não!

Miguel Pereira disse...

Ena Persona, isso é que é entusiasmo! xD

Miguel Pereira disse...

Ângela,após uma curta pesquisa dei com a noticia da criação da Confraria e vi que contrariamente ao que pensava o touro é comestivel. Obrigado pela rectificação!

Miguel Pereira disse...

Manel Leão, um alicerce cai outro se levanta xD

Na supracitada noticia afirma-se que a carne de touro é superior à carne de vaca, pois é criada durante mais tempo (4 anos contra apenas 1 ano de criação na carne da vaca).

Porque é que a carne de touro "evolui" ao longo de 4 anos?

Porque é o tempo que leva a meter o touro na arena.

Valeria a pena criar um touro durante 4 anos para receber apenas o valor da sua carne? Parece-me que não. Qual é então o interesse dos ganadeiros em promover a qualidade desta carne?

É um complemento ao negócio. Salvam parte do investimento que fizeram em touros que se revelaram inaptos para as arenas e têm ainda mais lucro com os aptos.

Apostar na carne pode ser um bom complemento ao negócio, mas não me parece que sem as touradas subsista, ficaria mais rentável para todos criar vacas.

Link da noticia aqui:

http://www.oribatejo.pt/index.php?lop=conteudo&op=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&id=c215aecec860b306f6b7a964dbee45e2&drops[drop_edicao]=0