sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mais um post sobre os spammers do campus

Um dia destes ia eu a dirigir-me para a entrada da faculdade, vindo do metro, quando vejo ao fundo mais uma campanha qualquer para pedir assinaturas ou donativos.

Por acaso, por mero acaso, e num acontecimento raro, eu estava num daqueles dias em que até estava virado para contribuir com qualquer coisita para qualquer coisita. A boa acção do ano, a proximidade da época natalícia... enfim chamem-lhe o que quiserem.

E dirige-se a mim uma senhora, chamemos-lhe A, que me mostrou através de um um papel que estava ali em nome de uma associação de surdos-mudos, a recolher donativos. Pensei "é isto mesmo. E até vou dar uns... uns... 3 euros!"
A pede-me para escrever o meu nome na lista, pôr a localidade e o valor doado. Acabo de escrever "3€", e abro a carteira para os ir buscar, quando A me põe aquilo de novo à frente dos olhos, apontando com a caneta para o canto superior direito da folha onde em letras pequenas estava escrito: "Mínimo: 10 euros".
O meu queixo bate no chão e fico completamente embasbacado. Dez? 10? 10 euros??! Limite mínimo... para doações?!?! WTF?!?!
Digo que não tenho 10 euros, e mesmo que tivesse não os dava. Só posso dar 3...
A olha para mim com cara de "e agora"?
Eu olho para ela com cara de "mas queres 3 euros ou posso ir-me embora?"
A argumenta gestualmente qualquer coisa que me pareceu importante.
Eu olho para ela com cara de quem não percebeu absolutamente nada.
A acaba por aceitar os 3 euros como se me estivesse a fazer um favor.

Eu vou-me embora a pensar: "Já um gajo não pode sequer fazer boas acções e é disto! Para a próxima vão ver quanto é que levam... Será que a crise me afectou de tal maneira que o meu dinheiro já nem dá para esmolas/doações?!"

Com 10 euros almoça-se durante uma semana na cantina velha...

2 comentários:

Anónimo disse...

Já me aconteceu o mesmo, mas eu nem 3€ tinha na carteira, tinha 2 cêntimos! Só que eu pensava que era um abaixo assinado...

Miguel Pereira disse...

Eh pah por isso é que eu não dou nada!

Com esse $ compravas 42 acções da Lisgráfica a 7 centimos e assim que ela valorizassem para os 8 centimos vendias e ganhavas 36 centimos!

Ou então davas-me a mim!