segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Desafio: "Eu sou muito melhor que o Mourinho" parte V e VI

Olá amiguinhos! Cá vos escrevo de Santa Terra de Nenhures onde muito me alegrou ter acesso a uma internet portátil 2G, para vos poder dar conta do nosso desafio FM. Estou agora em Janeiro, já dá para fazer um balanço.

Escolhi o Odivelas para ser campeão europeu. Para quem não conhece, o Odivelas tem algumas parecenças com o Estrela da Amadora. São de duas cidades-dormitório de Lisboa. Na realidade, estão ambos praticamente na falência, com a diferença de o Odivelas não ter mais sítio para ser despromovido. Salvo as 2ªs divisões distritais, ou o campeonato do Inatel, claro. Ah, e aqui, estão na mesma divisão.
Quanto ao jogo, comecei com uns míseros 6 jogadores, sem dinheiro para transferências. A estratégia passou por angariar os melhores jogadores disponiveis a custo zero, não olhando a meios no que toca a salários e prémios de assinatura. A direcção que se preocupe com a situação financeira, eu sou um treinador sem escrúpulos. E a estratégia resultou. Ficou com uma equipa minimamente decente, as finanças na ruína, mas a direcção já injectou capital por 3 vezes, e ainda nem vamos a meio da época.

A estrela da equipa era um rapazito chamado Andrade, que já andou pelo Benfica, Braga, Belenenses, E. Amadora, Académica, entre outros, com uns míseros 35 anos.
As contratações foram 17. Não vale a pena dizer quem, são gajos maus comprados a clubes ainda piores, que os venderam por 0. Espectáculo, hein? Destaque talvez para o ponta de lança Licínio. Não sei bem porquê, o nome dele soa-me bem. Já deve ter jogado comigo numa vida (FM) passada.
Ainda de salientar que o plantel queria-se experiente, pelo contratei um MAC de 35 anos, e um ME de 37. São 5 os jogadores com mais de 33 anos. Parece quase o Lar de idosos da FPF.

O Odivelas é satélite do Belenenses. Por isso, pedi vários jogadores emprestados. Mandaram zero. Grandes amigos.

Das primeiras decisões que tomei foi correr com todo o staff. Pus o clube na ruina só para pagar indemnizações. Mas tinha de ser. Se aqueles gajos o máximo que conseguiram foi levar o clube à 2ºB, não servem para os meus propósitos. Giro foi quando, depois disto, e depois de gravado o jogo (automático, se 2 em 2 semanas), a direcção só me deixou contratar um preparador físico, para substituir uns 4 ou 5 que tinham sido despedidos. E lá teve de ser... Ao menos poupo nos salários. É uma equipa técnica de 3 elementos, a contar comigo e com o adjunto.

Esta parte do campeonato foi marcada pelas lesões. E não falo numa ou outra. Falo em 6 e 7 de cada vez, e em titulares. Inclusivamente, tive os 3 ME e os 2 MD lesionados ao mesmo tempo. Só ultimamente consegui usar a equipa titular completa, já que a maior parte do campeonato tem sido disputado com uma "manta de retalhos". Parei agora de escrever para ir verificar e pasmem-se: Nos primeiros 10 jogos, tive 7 lesões. Isto não é um lar, é uma clínica desportiva para veteranos.

Esta imagem ilustra aquilo que disse (4 lesionados), e também exemplifica outro dado curioso do jogo: os auto-golos. Estão a ver o Sporting? Muito pior! Acho que a minha principal tarefa como treinador é ensinar em que baliza se deve enfiar a bola.

If you know what I mean...


Quanto à posição na tabela, temos um 2º lugar a 6 pontos do primeiro, Pinhalnovense, e com muitos clubes imediatamente atrás. A promoção vai ser difícil... Venha o mercado de Inverno, mas só para empréstimos. Não posso dar mais salários, a direcção não deixa xD

4 comentários:

Miguel Pereira disse...

Que vergonha essa gestão financeira xD

eh pah esse Licinio também o contratei e já vi que o rapaz marcou mais golos num jogo teu que numa época de LOLtano...devia ser o sistema táctico que não o favorecia xD

PT Licinyon disse...

O mesmo posso dizer para o Da Cruz. Tanto me marca 2 hattricks em amigaveis, como depois na liga, até a imprensa vem falar comigo porque o rapaz tá à um porradão de tempo sem marcar um golinho.

Dicas da treta... xD

Miguel Pereira disse...

Comigo o Da Cruz começou a render assim que mudei a táctica.

Quando usava o 4-4-2 ele não rendia, mas a culpa não era dele era do Licinio que passava ainda menos vezes do que as acertava na baliza xD

Pah...não devias ter corrido com o adjunto agora és tu que tens que aturar a imprensa.

Lyon disse...

Corri com ele, mas fui buscar outro. Dei lhe 1 ano de contrato, e também ja acabou e já se foi embora, está lá um novo :P