segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

MAPA FDL -anotado


A- Zona de Estacionamento para ricos. Raramente acima dos 30 ou 40 % de lotação.
B- Campo de Futebol para porcos. Não há balneários.
C- Estacionamento para porcos. Só lama, mas ficam mesmo à porta.
D- No Man's Land
E- Rua Preferencial- para recolhas de fundos para isto e para aquilo, que os estudantes são ricos.
F- Masmorras
G- Zona de Prostituição Masculina. Dizem... claro.
H- Jardins Proibidos. Acessíveis apenas a doutorados com mais de 17 valores, que pertençam a uma seita secreta e saibam Latim. E ao jardineiro.



De vez em quando, aparecem por aí umas mentes brilhantes que vão revolucionar a FDL. Cheios de força, cheios de ideias e ideais, uns antênticos caloiros... Um grupo de amigos que um dia estava a conversar no Bar, a comentar a situação por todos conhecida da Faculdade, e que decidiu fazer alguma coisa. O que seria de louvar, já que todos os outros pura e simplesmente encolhem os ombros. Mas estes não. Vão mudar esta merda! É agora.
Conhecem a expressão "tesão de mijo"? Mesmo que não conheçam acho que chegam lá pelo nome. Depois de mijarem umas mijadelas, a tesão acaba-se, assim como todas as ideias e principalmente a vontade.
Este ano os candidatos são... o MAPA. Têm uns cartazes espalhados pela faculdade, já devem ter visto.

O Movimento Alternativo Para os Alunos peca logo pelo nome. Porque raio é um "Movimento para os alunos" e não um "Movimento de alunos"? Como Movimento, corrente, ou o que queiram chamar, a adesão é livre, logo são as pessoas que aderem que o compõem. Este Movimento não é uma entidade autónoma orientada por alguns poucos, que pedem o apoio aos outros. Ou será? Assim deixava de ser um Movimento "puro", pelo menos a meu ver. Mas lá estou eu com a merda dos preciosismos. Obviamente que foi para que o acrónimo ficasse giro: MAPA...
Sobre o MAPA pouco tenho a dizer. Não sei quem são, não sei o que querem, e do que leio só ficam letras e texto que não dizem nada. É... algo... e quer mudança. Pronto, acho que captei isso. Basta-me. Sobre eles, mais nada direi, deixai passar o tempo. Pode ser que me dê razão.

Mas é curiosa esta vontade de mudança que por aparece por vezes em alguns grupos da Fac. Será que algo vai mal na nossa faculdade? Bem... a pergunta certa seria, mas vai alguma coisa bem na nossa faculdade? A FDL é uma faculdade sem qualquer espírito académico. É apenas um sítio onde se vai ter aulas e volta-se para casa, onde se faz uns exames e passado uns tempos, com sorte e esforço, se obtém um diploma. Também se conhecem algumas pessoas, não muitas. Do espírito universitário já se ouviu falar. Fica em Coimbra, não é? Dos direitos estudantis tem-se uma vaga ideia de umas lutas que aconteceram ha uns tempos, mas isso foi nos tempos em que não se fazia mais nada na vida do que lutar. Agora temos mais que fazer. Nomeadamente estudar, que a vida tá difícil. Orgulho em pertencer à Academia? Claro! Dizem que é a melhor. Orgulho na Academia? Not really.

Dos problemas do ensino superior, sabe-se uma coisa ou outra. Fazer algo? Boring...
Os alunos da faculdade não passam de um grupo de pessoas que tem a sua vida toda lá fora, mas passa umas horas por dia naquele sítio. É o que têm em comum.
A culpa? Dos alunos, claro. Mas isso é uma resposta de merda.

Uma associação académica que nunca soube motivar os alunos para os problemas da faculdade, que é fechada sobre aquilo que faz, que acha que uma manifestação com 50 ou 100 alunos é positiva (para a nossa faculdade). Uma AA em que ninguém se revê, que nunca conseguiu com sucesso "comandar" os alunos. Nem sequer informar, quanto mais... Mais do que tentarem justificar os plasmas vs os quadros que falta, mais do que anunciar qualquer medida, a AA precisa de mudar sim de mentalidade. E precisa, e muito, de liderança. Uma AA que não consiga mudar a apatia reinante, será sempre uma AA fantoche. Já para não falar em aspectos partidários, mas disso pouco sei.

Isto era compensado contudo, pela Tertúlia, à sua maneira. Contudo a Tertúlia parece-me cada vez mais inactiva. Talvez sinta falta do Poças. Nunca percebi o que aconteceu, nem me interessa perceber, mas confesso que ver o Poças na AA é como ver o Pinto da Costa com a camisola do Benfica. Nunca deixa de ser estranho...

Bem, força nisso. Já passei pela fase de querer mudar alguma coisa, mas só me mudei a mim mesmo. Agora prefiro ir ás aulas e mandar umas postas de pescada na net.

10 comentários:

FNL disse...

And now for something completely different...

FDS disse...

Por mim, até acho que mais vale este tipo de MAPAs do que coisa nenhuma.

FDS disse...

Quanto ao post, mete o dedo na ferida em aspectos pouco falados... espírito académico? Na FDL? LOL... Só se for uma assombração.

Mordax disse...

Mapas? Isto não vai lá nem com GPS!

M disse...

olha... tocas em assuntos problemáticos tu... já pensaste em criar uma lista?

eu estou a pensar mas é em ir para a tertulia, conhecer o segredo daquilo e mandar bocas aos da aa em rgas!

PT Lyon disse...

Já estive numa lista, já criei uma "lista", e já estive erm... vá, posso dizer que já estive na sala secreta da Tertúlia.

Já fiz tudo, só me falta mesmo o raio do diploma xD

PS: A "lista" que criámos:
http://orequerimentoeidiota.blogspot.com/2008/03/lista-idiota-apresentao.html
http://orequerimentoeidiota.blogspot.com/2008/03/lista-idiota-algo-assemelhado-um.html
http://orequerimentoeidiota.blogspot.com/2008/03/lista-idiota-algo-assemelhado-um_11.html

M disse...

Isso é que é experiência! Um dia vou ser como tu... um desiludido com aquela faculdade (já faltou mais!), anti-listas (está mesmo quase!), não entro para a tertúlia por não passar no teste de cultura geral (ou talvez entre, pois já se diz que agora entra qualquer um) e depois crio um blog, em anónimo, para mandar desabafos.
Ninguém saberá que sou eu quem desabafa, todos perceberão a minha dor naquilo que escrevo, o descontentamento com a "melhor faculdade do país", e uma nova geração chega todos os anos, iludida, que ver-se-á completamente enganada, quando perceber o que realmente é a FDL e a "ah-ah-fd(hell)".

um triste desabafo.

PT Lyon disse...

Não me tomes como exemplo, coitado de ti. Que ninguém tome aliás...
BTW, a criação do blog antecedeu tudo isso, não foi sequer criado para falar da FDL a sério.

Quanto ás gerações que chegam todos os anos, se ficam desiludidas, é porque vinham iludidas. Informassem-se antes. Não faz qualquer sentido em enquanto aluno querer passar para fora da FDL os seus problemas (o blog considero ser algo público mas apenas acedido por insiders) e manchar a sua reputação, porque é do pouco que lhe resta, e afectaria-me também a mim e a todos os alunos actuais e já formados.
Anyway, ao menos a exigência continua, regra geral, alta. Valha isso.

O que chamas desabafos podem não ser inúteis. Ao menos que abram os olhos a outros. Quanto ao anonimato, sou provavelmente o único membro do blog facilmente identificável, para quem realmente o quiser saber. lol

PS: O teste de cultura geral não é um teste de cultura geral. xD

eli disse...

e para quando um novo post? :P

FDS disse...

A malta está em exames... e depois está tudo em apoteose com as questões da censura e da lei das finanças regionais!