domingo, 18 de julho de 2010

Nós temos um curso de banda larga, eh eh

Apesar de estar a escrever este post com uma ligação que só chega aos 100kbs se for com o portátil para a rua, a verdade é que se diz por aí que o curso de Direito hoje em dia é um "curso de banda larga". Isto porque "há muita gente com o curso de Direito, que não está na advocacia ou magistratura".

Vide: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/advogados-medicos-ultimas-tvi24-saude/1177158-4071.html

A culpa é do degradante ensino da matemática e da lógica das nossas escolas. Ora vejamos:
(A notícia fala dos casos de Medicina e Direito)

Medicina: Há uma grande falta de médicos. Vamos buscar espanhóis, não se abrem mais vagas. Jovens portugueses vão estudar medicina para outros países porque querem ser médicos. O país precisa deles, mas não se abrem vagas. Centros de Saúde fecham por falta de médicos. Outros não têm solução para quando os médicos que têm vão de férias ou se reformam. Lá se admite que é capaz de ser preciso abrir vagas. Abrem-se, ao todo no país, mais 3 vagas (!!!).

Em Direito há excesso de licenciados. Abrem-se mais cursos e faculdades. Direito tem mesmo muito excesso de licenciados e vagas. Abre-se ainda mais vagas. A dificuldade em arranjar emprego cresce. Não há problema, desde que apareçam mais vagas. As faculdades têm problemas financeiros. O governo ajuda, desde que abram mais vagas. Desemprego. Ou morrem à fome, ou os licenciados têm de optar por vias alternativas. Logo, "Direito é um curso de banda larga". Por isso abram mais vagas. Há licenciados em Direito em caixas de supermercados. "Shit, Direito é mesmo importante para muita coisa, abram mais vagas!". "Procura-se mordomo. Habilitações mínimas: Secundário completo nas Novas Oportunidades e curso de Direito com média de 12".

Realmente, Direito é um curso que nos abre muitas perspectivas e alternativas de vida. Cada vez menos relacionadas com Direito, é certo.

Caixas de supermercados, desempregados profissionais, emigrantes, coveiros...

Sem comentários: