sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Licenciados de Bolonha não são suficientemente bons para serem Funcionários Públicos

Aparentemente os licenciados de Bolonha não são suficientemente bons para serem Funcionários Públicos. Pelo menos é a conclusão a que chega quem visita o site do BEP (Bolsa de Emprego Público).

No dito site, é possível encontrar vários anúncios de abertura de concursos públicos com vista ao recrutamento de Técnicos Superiores para exercerem funções na Universidade Nova de Lisboa(ok, eu sei que ninguém no seu juízo perfeito quereria ir para lá, mas pronto parece que há uma crise e convém fazer pela vida).

Para alguém entrar para a carreira de Técnico Superior é necessário que tenha uma habilitação ao nível da licenciatura. Poderá daí concluir-se que todos os que tenham a licenciatura exigida para o exercício da profissão podem candidatar-se ao concurso?

Num país normal onde as Universidades não sejam especialmente anormais talvez. Contudo estamos em Portugal, pelo que é possivel vermos uma Universidade Pública como a UNL a recusar-se a admitir em concurso público licenciados pós-Bolonha, como se pode ver, por exemplo, aqui (depois de abrirem o link, é carregar onde diz "Requisitos de Admissão").

Recorde-se que a UNL é um Universidade Pública e como tal implementou o Processo de Bolonha, formando assim alunos que, como se pode depreender pela atitude digna de um qualquer Marinho Pinto de algibeira, na opinião de quem a dirige, não servem sequer para integrar os seus quadros administrativos.

Desde alunos a professores, ninguém quis Bolonha (pelo menos fora do prato, caso se esteja a falar de esparguete admito que existam várias correntes de opinião), mas por vontade política o Processo foi em frente, pelo que seria, vá, simpático, que quem tanto defendeu este sistema também defendesse os seus resultados. Ah espera, mas isso seria coerência. Pois, então esqueçam lá isso.

Boa maneira de reforçar a confiança das empresas e da sociedade em geral no Ensino Superior Público.

2 comentários:

Anónimo disse...

E qual é o problema, chorão? Eles querem licenciados com qualidade, de preferência de uma faculdade de jeito, coisa que a FDUNL não é; raios, se a FDL mal anda nestes dias, imagino uma coisa sem história nem quadro de professores como a Nova.
Os sinais são claros: desde que Bolonha entrou em vigor e até que Direito volte a ter cinco anos (nem que seja com mestrado integrado), um gajo só com os 4 anitos não vai longe. Se nem no estrangeiro querem pessoal só com a licenciatura de Bolonha, quanto mais aqui, no país das quintinhas.

Miguel Pereira disse...

Se não vês qual é o problema, então das três uma:

- não tiraste o curso de Direito e por isso nunca estudaste matérias como Constitucional, Administrativo e Fundamentais. Se for esse o caso, a ignorância que revelas apesar de triste, como toda a ignorância, é desculpável.

- já tiraste o curso mas não aprendeste grande coisa.

- estás no 1º ano, ainda não tiveste Direito Administrativo nem Fundamentais e só vais estudar Constitucional daqui a umas semanas, na véspera do exame.