sábado, 17 de setembro de 2011

Bolonha: Das tretas à realidade e como o curso continua igual desde há 150 anos

Falemos das disciplinas optativas que nos prometerem com Bolonha, neste caso para o 4º ano (não nos esquecemos!):

MENTIRAS PROMETIDAS


A REALIDADE:



Onde param as disciplinas que supostamente iriam dar alguma modernidade ao curso? Estão disponíveis em diversos cursos ao longo do ano, em que a inscrição em cada um deles é mais cara do que as propinas anuais que pagamos! Vivam os negócios dos Institutos da Faculdade, em detrimento da qualidade da licenciatura!

Notas rápidas:
- Segundo um dos horários para o 4º ano, há uma nova disciplina chamada União Económica Internacional. A europeia já dá a merda que dá, e agora inventam uma internacional. Mas deve ser um mero lapso, porque nos outros dois horários a disciplina chama-se União Económica e Monetátia (tvi).
- Ainda nesta disciplina, os horários dão a Prof. Paula Rosado Pereira como Regente da Cadeira. No programa da cadeira, já disponibilizado, o regente é o Prof. José Renato Gonçalves. Fantástico. Um deve ficar com a UE Internacional, e o outro com a UE Monetátia.

4 comentários:

Persona Naturale disse...

Amigo, só te digo isto: boa sorte para este ano :p

Cheira-me k vai correr bem, ainda por cima com uma cadeira com esse nome, já para n falar no RG.

Bj

5+4+0.5 disse...

RG está ao nível do RP

xD

Persona Naturale disse...

N digas isso, n há comparação!

Bj

FDL - Fodidos de Direito de Lisboa disse...

Quiseram os merdosos dos (des)governantes a porcaria de "licenciatura" de 4 anos, quem se lixa são os alunos.
Em vez de choro por bolsas, se calhar pedir um curso com a porra do mestrado integrado seria melhor.
Não só libertaria espaço nos primeiros 4 anos (Família + Sucessões no 2º ano, WTF), como seria um pontapé nos tomates do Marinho. Bolonha em Direito só tornou o curso pior; a FDL já era um antro de cabrões, pior ficou.
Este plano de curso a comparar com as menções dos antigos 4º e 5º ano é como comparar, respectivamente, o Sarilhense com o Barcelona (ou um clube que vá às competições europeias, pelo menos).
Mas os alunos gostam, que tirando a velha guarda que fechou os cursos de 5 anos, ninguém protesta a sério, só mesmo por bolsas e choro à porta da OA.
Vá lá, que a AAFDL se está a mexer contra a crise de falta de assistentes.