quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Fim.

Tudo tem o seu tempo e um blog não é excepção. Os sítios, as pessoas, as ideias, há sempre um tempo próprio e um blog enquanto espelho de tudo isso não é nem pode ser uma excepção. Há sempre um momento em que, por mais que custe, tem que se aceitar que o caminho percorrido chegou ao fim. Não é que o sitio, a pessoa, a ideia ou o caminho sejam maus em si: apenas acontece que devido a uma circunstância ou devido a um conjunto delas, simplesmente deixa de fazer sentido. E não se encontra uma nesga de espaço por onde se possa continuar. O caminho deste blog há muito tempo que chegou ao fim.

O fim deste blog era em si uma limitação ao seu próprio tempo: se o objectivo era avacalhar uma Faculdade cheia de gente que se leva a si própria demasiado a sério ou que, pior ainda, não encara os outros com o mínimo indispensável de seriedade, não faria sentido continuar com o blog no momento em que abandonássemos a FDL. Há blogs que duram anos e anos (a propósito, parabéns Persona) mas o nosso nunca poderia ser um desses.

Não é que a Faculdade já não precise de ser avacalhada. Eu e os meus amigos e colegas de bloguismo é que já não somos os mais indicados para o fazer. Já não temos aulas, testes, campanhas eleitorais ou sessões conspirativas no Bar Novo. Já não sabemos quem são grande parte das personagens, apesar de algumas das que nós conhecemos ainda por lá andarem, com uma vontade inabalável de consumir o oxigénio que lhes devia estar vedado uma vez que é um bem escasso. Já não podemos manter as embirrações de estimação e fomentar novas. 

Gostava que houvesse gente que continuasse o que nós fizemos. A denunciar o que está mal quando tem que se denunciar. A fazer bota abaixo quando apetece mandar abaixo. A chamar estúpidos às criaturas que perguntam se podem alterar a ordem das questões nos testes (sorte a vossa eu não ser assistente, iam todos parar a método B na hora seus estafermos). E a fazê-lo de modo despretensioso. Nunca pretendemos representar ninguém ou ter qualquer tipo de projecção. Fizemos tudo pelo gozo de fazer. 

Mas, como já se disse, o tempo passou. Do mesmo modo que fazemos quando acabamos de ler um livro, é hora de colocar este blog na estante para que quem venha a seguir o possa consultar: que é coisa que esses animais que escondem legislação anotada pelos recantos da biblioteca não fazem.  

Para terminar, porque o texto já vai longo (e quantas vezes por aqui tornei os textos longos, demasiado longos), 3 referências.

A primeira, aos leitores. Aos que gostaram do que aqui colocámos, aos que não gostaram, aos que conhecíamos pessoalmente, aos que não chegámos a conhecer, aos amigos e aos conhecidos que por aqui passaram, aos que comentavam assiduamente, não comentavam ou só comentavam quando lhes dava na telha - vá, e porque não, aos senhores do spam também - um obrigado por terem visitado o tasco.

A segunda, aos meus amigos e companheiros de armas 9,5/Lyon e FDS. Fizeram com que este blog valesse a pena e com que a Faculdade fosse um sitio onde eu gostasse de estar. Este é o ultimo post, aqui ou noutro lado qualquer, assinado por Miguel Pereira, este nick, que até nem é bem um nick mas pronto, fica reservado para este espaço que agora termina. Mas vou andar por aí, à lá Santana Lopes, e se quiserem discutir assuntos blogosféricos, nostalgia FDLiana ou apenas beber uma cerveja, saberão como me contactar. Se o quiserem fazer no eixo Campo Pequeno - Cidade Universitária, melhor.

A terceira, a todos quanto a leiam, é uma referência ao Filósofo Charles, que, em sábias palavras, fez um resumo de quase tudo, inclusivé do Requerimento É Idiota!: "In the end, everything is a gag".

Até à próxima.

Miguel Pereira

1 comentário:

Persona Naturale disse...

Meu querido amigo,

Foi com a lágrima ao canto do olho que li o post.

Sim, sou lamechas... tenho muitas saudades dos tempos da FDL, muitas mesmo. Tempos que nunca mais vou poder repetir.

A vida muda, e por vezes (e infelizmente) para pior, mas há uma coisa que ninguém nos pode tirar: a lembrança de tempos bem passados.

Ri-me muito contigo, com o blog, e com os restantes da trupe. Este blog marcou-me e muito, e sempre que me apetecer venho aqui reler histórias de outrora que me vão fazer sorrir como se fosse a primeira vez.

Espero que esteja tudo bem contigo.

Até um dia destes... "MESTRE"!

Beijinhos