quarta-feira, 9 de julho de 2008

A propósito de uma certa reportagem


É perfeitamente normal que quando alguém publicita o seu negócio, a sua área de actividade ou até mesmo a si próprio tenda a enaltecer as virtudes e a menosprezar os defeitos. É assim que o mundo funciona.

Foi neste espírito que li a reportagem sobre a FDL e por isso não fiquei revoltado, como muito pessoal ficou, com o texto do Professor Vera Cruz, através do qual este se limita a cumprir um dos seus deveres enquanto Presidente do Conselho Directivo: tentar atrair estudantes para a Faculdade.

Ao ler esse texto fica-se com a impressão global de que a nossa FDL é um recanto idilico, o que obviamente não corresponde totalmente à realidade, mas se formos ver os sites das outras Faculdades de Direito ou de qualquer outra instituição de Ensino Superior (Público ou Privado) ficamos com a ideia de que não há um único destes espaços que não seja um pedaço de Paraiso. Alguém acreditará que isto seja um cenário real?

Eu não alinho no discurso à desgraçadinho do "Eh pah cabrões dos Manda-Chuvas das Faculdades querem é enganar o pessoal novo". Eles, os responsáveis pelas Faculdades, estão apenas a cumprir um dos seus deveres, caberá a cada pré universitário cumprir um dos seus, que é ser consciente e ter espirito critico na hora da escolha da Instituição.

No fundo este tipo de reportagem, ou publicidade, deve ser encarado do mesmo modo que a programação do late night no Eurosport: um chorrilho de afirmações duvidosas, que se tiver a meter alguma piada deixa-se estar, se não estiver muda-se de canal.

E alguém se revolta contra alguma máquina de aeróbica ou contra algum faqueiro?

2 comentários:

Anónimo disse...

concordo.

Já aquando das grandes manifestações de combate ao tal regulamento de avaliação (que resultaram durante uns tempos, depois levámos com outro pior e calámos), havia pessoal a querer chamar os meios de comunicação para denunciar a situação.

Tem de ser uma medida que só pode ser usada em último caso. Tipo para evitar uma guerra nuclear ou assim xD.
Porque se a faculdade perde a credibilidade que tem perante a sociedade, acabamos nós por perder um dos nossos grandes trunfos. E isso não é bom para ninguém. E quando digo nós, não é só estudantes mas tds os que passaram por aquela casa e lá tiraram o seu curso.

Não faria muito sentido vir para ali dizer que ainda não estamos plenamente integrados em Bolonha nem há vontade de o fazer... ou algo do género

Ângela disse...

É bom que tenham consciência disso mesmo.
Quanto mais denegrirem a Instituição onde estudam, mais complicado vai ser fazerem alguma coisa com o curso que agora estão a tirar.
Se bem que possa parecer hipócrita, porque todos sabemos das dificuldades por que a casa passa (e sempre passou), quanto mais se "pisar", pior ficará.
E isso não interessa a ninguém. Muito menos a vocês que lá estão a estudar e que, daqui por uns tempos, vão ser avalidados (à cabeça) pelo sítio onde tiraram o curso.
Se, até há uns anos atrás, ser da FDL era sinónimo de qualidade (ao contrário das privadas), agora já não é tanto assim.
Lembrem-se que são os próprios alunos que têm que dar dignidade à Instituição e exigi-la aos professores.
Não caiam na asneira de falar mal só por falar, de deitar abaixo porque sim.
É que isso, um dia destes, acabará por vos cair em cima...
Bem sei que este blogue não tem tanto essa componente, é mais a atirar para o satírico e zombeteiro, mas aquela coisa do "Sinédrio" é muito preocupante!
Só sabem dizer mal?
É tudo mau???
Então que raio andam lá a fazer? Quando alguém está mal muda-se. Ou tenta mudar a situação, mas de modo construtivo. E essa parte eu ainda não vislumbrei em nenhum "post"...
Lembrem-se, isto é só a opinião de alguem que tem muito orgulho em ter estudado na melhor Escola de Direito do País. E que deve o facto de ter estabilidade profissional (a fazer o que gosta) devido a isso mesmo.
Não é também o que querem?