segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Ratinho vendeu-se ao grande capital.

Um dos maiores ícones do ensino tradicional, talvez o segundo maior, logo a seguir à Cartilha Maternal, o ultimo bastião da aprendizagem de antigamente, encontra-se oficialmente VENDIDO. Falo-vos do mítico Ratinho, o herói das tabuadas.





A saudosa tabuada original foi substituída por uma tabuada seca, sem alma, sem a simpatia da anterior, e apenas mantém os 10 mandamentos na ultima página, só para não dizerem que a espoliaram completamente. Para além disso, a Tabuada do Ratinho tem ainda mais 6 irmãs: Gramática, Compêndio, Mr Ratinho, Ratinho S.A., Maestro Ratinho e Doutor Ratinho.



O nosso bom Ratinho, vitima do grande capital e dos exploradores fascistas e dos cérebros que aniquilam os valores morais do labor através de iníquos códigos do trabalho (da exploração!), desdobrou-se num ratinho dos sete ofícios (são sete os manuais), e com esta correria pelo que é comercial e muito vendível, perdeu-se todo o espírito e toda piada que havia em percorrer as comidas e usadas páginas da nossa velha tabuada.



Esta é talvez a maior perda no ensino desde que o caderno de significados caiu em desuso. Descansa em paz, amigo Ratinho, porque a este ritmo, e já com 63 anos de vida, ou te reformas ou tás aqui tás com uma trombose em cima!

4 comentários:

Miguel Pereira disse...

Chamo a atenção para: "o bom aluno é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções" xD

No meu percurso escolar primário nunca fui confrontado com o Ratinho... com a minha professora era tudo mais artesanal, era ela que fazia as fichas.

Havia sempre uma personagem enigmática chamada "Papo" que na altura me fazia bastante confusão (e ainda hoje) porque não me parecia nome de gente. Enfim... "the unsolved mysteries of the unsolved mysteries".

Anónimo disse...

Eu também me confrontei várias vezes com um "Papu"... nunca conheci ninguém com esse nome.

Miguel Pereira disse...

http://www.upap-papu.org/

Eh pah... teoria da conspiração a formar-se?

Anónimo disse...

uma vergonha pahhh. Se bem que eu nunca utilizei o Ratinho. Mas se calhar é porque também nunca soube bem a tabuada (e agora muito menos).

Outra que aprendi hoje foi a degradação do jogo quase centenário do Monopolio. Agora há uma nova versão que é o anti-monopólio, onde o objectivo é evitar os monopolios apostando em mercados concorrenciais.

Mania desses economistas de estragar um grande jogo, só porque ahh e tal o monopólio é mau, preços altos e tal, viva a concorrência!

N«ao se faz.