domingo, 20 de janeiro de 2008

Nostalgia late 90's

Recentemente, por insistência de alguns amigos, estive a ver uns vídeos sobre a mais recente consola da Nintendo, a Nintendo Wii. E fiquei desolado.

Muitos factores contribuíram para isso:

1- Tem um nome ridículo. Wii? Mas que é isso? Uma boa consola deve chamar-se Mega ou Master, ou Hiper qualquer coisa. Ou então um outro nome qualquer, com muitas silabas e que dê um ar importante e inteligente a quem o pronuncie. Agora Wii? Isso chega sequer a ser uma palavra?

2- É cara. Dar 250 euros ou mais por uma coisa chamada Wii? Não faz sentido...

3- Retira toda a magia das consolas. No que toca a estes aparelhos sou fundamentalista. Para mim, jogar consola não envolve qualquer tipo de movimento a não ser naquelas alturas em que se está desesperado para movimentar a personagem do jogo mais para a esquerda ou para a direita e em função desse desespero movimentamos o comando na direcção pretendida apesar de tal não ter efeito nenhum no desenrolar do jogo. A Wii faz com que esse movimento tenha alguma utilidade? Faz, e ao fazê-lo retira-lhe toda a piada.

4- Outra coisa que me perturba, e que não é problema exclusivo da Wii é a falta de cabos a ligar os controladores à consola. Para mim tem que haver muitos cabos. Será que já alguém parou para pensar nas gargalhadas proporcionadas por alguém que num momento de entusiasmo puxa demasiado o comando e derruba a consola (alheia de preferência), que agora estão completamente perdidas?

Não... A Master System 3, essa sim era uma grande consola. Grandes tardes que passava com os amigos a esmifrar aqueles cartuchos de 8 bites que traziam o Sonic the Edgehog, o My Hero, o Jurassic Park ou um dos meus preferidos de todos os tempos, o Road Rash. Nunca me hei-de esquecer que um dos dias mais tristes da minha vida foi quando fui a Évora trocar um jogo que me deram para a Mega Drive (consola que eu não tinha) por um outro para Master System e foi-me dito pelo empregado da loja que isso era impossível, pois já não vendiam jogos para a Master System pois esta era "do tempo do D. Afonso Henriques".

Nota: Ignorem o pó

PS (not PlayStation) - Aquelas pessoas que com ar de filósofo de bolso nos dizem que nunca devemos voltar ao sitio onde fomos felizes têm razão. Há pouco tempo atrás tentei ligar outra vez a velhinha Master System e não consegui: a caixa de ligação RF está avariada. Vá lá pelo menos a minha primeira consola teve mais sorte que o meu primeiro computador, que explodiu da última vez que o tentei ligar.

5 comentários:

Anónimo disse...

road rash rulllleeezzzz!!

/Amen

Anónimo disse...

fdx ganda retrogamer xD

mas retrogamer old school é aquele que elege o ZX Spectrum como a melhor consola de sempre AHAHHAHA

Anónimo disse...

AH


e eu quando era um mocinho, fui a AYAMONTE comprar uma Mega Drive das primeirinhas! han... a sede de vicio era tanta...

Rennie disse...

essas belas tardes passadas a jogar sonic, o interminavel my hero, etc etc...longas e belas tardes que se passaram a tentar vencer aqueles bosses! inda me lembro de juntar na casa do ninitas para jogar o jogo sensaçao sonic! ainda hoje a minha personagem perferida!! ai ai...volta master system temos saudades!

abraços

Miguel Pereira disse...

Sem dúvida...volta Master System! Napster, "descobri" recentemente um cartucho do Jurassic Park para a MS que o Penassa me emprestou há já alguns anos...fantástico xD

abraço